21 maio 2007

BOLETIM INFORMATIVO Nº 1117

PAÇO EM OBRAS

A bela praça defronte ao prédio da Prefeitura de Marabá, inaugurada no dia 12 de outubro de 1997, pelo prefeito Geraldo Veloso, está em obras. É que o piso, no entorno do chafariz cedeu. O local sofreu infiltração e a base precisou ser removida para colocação de material mais sólido. Tião Miranda, atual prefeito, era o vice de Veloso, bem como seu secretário de Obras e foi naquele outubro que Marabá ouviu do prefeito que um grande pacote de obras iria mudar a cara de Marabá. E foi o que aconteceu, com obras tocadas por Tião Miranda tornadas emblemáticas, tais como : duplicação da pista do aeroporto, iluminação pública de pontos estratégicos e depois a cidade toda, praça São Francisco, ginásio da Folha 16, construção de grandes escolas e postos de saúde e muitas outras mais.

BASTIDORES

O que pouca gente sabe é que o prefeito Geraldo Veloso pretendia homenagear Enéias Martins, o governador que assinou o documento que emancipou politicamente Marabá, dando seu nome à praça. O projeto do busto seria encomendado ao escultor paraense João Pinto, o mesmo que esculpiu e forjou em bronze, o busto de Francisco Coelho. A foto de Enéias Martins seria fornecida pela família do historiador e jornalista Carlos Rocque. No entanto, Veloso foi surpreendido pela proposta do vereador Antonio da Mido, que sugeriu a seus pares, e a Câmara aprovou, o nome de Osório Francisco Martins Pinheiro para o nome da praça.

EQUIPE

O buracão que existia defronte à prefeitura de Marabá foi aterrado. Árvores regionais foram plantadas. A grama esmeralda foi importada de São Paulo, em placas, e replantadas assim que chegou. Na parte detrás da praça, defronte da TV Liberal, foi desmontada uma casa pré-fabricada em madeira de lei, onde funcionou empresa que tratava do distrito industrial de Marabá. Veloso mandou preservar os cajueiros. E um parquinho infantil foi construído em madeira de lei. O primeiro em praça pública, uma trilha, com equipamentos para exercícios e cooper foi traçada e hoje ainda existe. Desenharam a praça os arquitetos Lucídio Colinetti, Maura Satiko Zanola e Honório Aires. A iluminação ficou por conta de Ildefran Arrais. O técnico em edificação foi José Leôncio da Silva.

PLANTIO NA EXPOAMA

A Secretaria Municipal de Agricultura (Seagri) inicia nos próximos dias o plantio da amostra viva agrícola no Parque Agropecuário, com vista a XXI Expoama (Exposição Agropecuária de Marabá). Estão previstas amostras de girassol, milho, arroz e feijão, além de hortaliças variadas.

Também é intenção dos organizadores do evento expor este ano mini-animais (vacas e touros e pôneis) que se juntarão aos costumeiros caprinos e ovinos apresentados nos anos anteriores.

Quanto à fruticultura, Rubens Borges Sampaio, titular da Seagri, tem certa a exposição de banana e abacaxi. Ainda está sendo fechada uma possível exposição de aves, o que depende também de acordo entre os produtores rurais.

DIA DO ENFERMEIRO

Os enfermeiros do sistema público de saúde, com apoio do Conselho Regional de Enfermagem (Coren) e do Hospital Regional do Sudeste do Pará, participam hoje (15) de seminário no auditório Eduardo Bezerra, da Secretaria Municipal de Saúde, como parte da programação alusiva ao Dia Mundial do Enfermeiro, que transcorreu no último sábado.

Como a profissão também é homenageada no decorrer de uma semana, conforme instituiu o presidente Juscelino Kubitschek, os profissionais promovem encontros, palestras e outras atividades para avaliar e divulgar a profissão até a próxima sexta-feira.

DISTRITO FLORESTAL

A Prefeitura de Marabá tem participado ativamente das discussões da criação do Distrito Florestal Sustentável de Carajás. Segundo Rubens Sampaio, em síntese, esse organismo que terá sede em Marabá vai coordenador toda a política florestal num raio de 200 quilômetros a partir dos municípios de Marabá e Açailândia. Na reunião ocorrida ontem, 14, no auditório da Secretaria de Saúde, vários secretários municipais se fizeram presentes.

E, também, o Distrito Florestal Sustentável destina-se a estimular à produção florestal sustentável tanto para a produção de carvão. Também, cria, nesse dispositivo legal um grupo de trabalho interministerial, incluindo representantes da Agricultura, Pecuária, Ciência Tecnologia, Educação, Fazenda, Meio Ambiente e Minas, Transportes, Trabalho e emprego, entre outros.

A medida vem fortalecer os objetivos de proteção ambiental e defesa da cobertura florestal na Amazônia e visa desenvolver uma política sob a ótica ambiental, combatendo o desmatamento e a grilagem de terras, além de promover o manejo florestal e o disciplinamento das empresas florestais, assim como busca a ocupação do solo na região como opção racional e sustentável para minimizar o efeito da poluição.

No entanto, a formação do Distrito de Carajás, vai depender do resultado das audiências públicas que acontecem no período de 14 a 18 de maio, em quatro municípios dos estados do Pará, Maranhão e Tocantins para debater sua criação.

Após as audiências, uma minuta de decreto presidencial será elaborada e encaminhada à Casa Civil da Presidência da República. A expectativa é que o decreto de criação do DFS do Carajás saia no segundo semestre deste ano.

COMBATE A EXPLORAÇÃO SEXUAL

Apoiados por escolas do núcleo Nova Marabá os representantes da rede de combate ao abuso e exploração sexual em Marabá, tendo a frente a Secretaria de Assistência Social da Prefeitura (Seasp), começam amanhã, 16, a deslanchar a programação alusiva ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Infanto-juvenil, com uma caminhada às 15h30 do CAIC, na Folha 12, até o Ginásio Poliesportivo da Folha 16. Adaptado em Marabá para “Dia de Combate à Violência Doméstica e Sexual contra Crianças e Adolescentes”, em verdade o dia dessa luta é 18 maio, quando acontece uma sessão especial na CMM – Câmara Municipal de Marabá.

Antes, porém, em reunião da Rede de Enfrentamento (Seasp, através do Projeto Colibri; polícias Civil e Militar, Juizado e Promotoria da Infância e Juventude, Conselho Municipal da Criança e Adolescente, dentre outros) elabora uma agenda mínima a ser discutida na CMM – Câmara Municipal de Marabá.

Dia 18, às 09h da manhã, a rede de enfrentamento em sessão especial na CMM, aberta ao público geral, debaterá os temas alusivos aos diversos abusos cometidos contra crianças e adolescentes que, só este ano, passam de 30 casos no período de janeiro e abril, sendo 16 referentes a abuso sexual; 07 de negligência; e 03 de violência psicológica; e 04 referentes à violência física.

VACINAÇÃO APROXIMA-SE DA META

A Campanha de Vacinação do Idoso, realizada até 11 deste mês no município, alcançou o patamar de 90,38% da meta estipulada, ou seja, cerca de 8.900 pessoas com 60 anos ou mais estão imunizadas. No Pará, a intenção é vacinar 100% dos idosos, mas, o Ministério da Saúde espera vacinar ao menos 70% dos 15,7 milhões de idosos, em todo o território nacional.

Segundo os coordenares da vacinação, ainda falta incluir alguma doses de vacinas no total, em virtude de ontem (14) ainda ter havido a imunização de alguns idosos acamados da cidade e que não tiveram de condições de se locomover até um posto de saúde.

PARALISIA INFANTIL

Temerosos de que a poliomielite ou paralisia infantil, como é mais conhecida, possa voltar a infectar crianças brasileiras, o Ministério da Saúde já iniciou a Campanha de Multivacinação em todo o território nacional, porém cada município estipula seu calendário. Em Belém, por exemplo, essa vacinação foi efetivado dia 10; em Marabá ela acontece a partir de 22 deste mês, porém o Dia “D”, em todo o Estado, será dia 16 de junho.

Dados - No Brasil, os últimos casos de Paralisia Infantil foram registrados em 1989. Porém, em algumas regiões da África, Ásia e Mediterrâneo, permanece a circulação do vírus, havendo o risco de exportação do Poliovírus Selvagem. Daí, a importância de campanhas nacionais de vacinação.

A Vacina Oral contra Poliomielite (VOP) é considerada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como a única vacina capaz de viabilizar a erradicação global dessa doença.

Com a VOP também são aplicadas outros imunobiológicos a exemplo da Vacina Dupla Adulto (DT), contra tétano e difteria, destinada a toda população acima de 07 anos de idade. Porém, as Campanhas de Multivacinação têm como principal público-alvo as mulheres em idade fértil, com o objetivo de concluir o Plano de Eliminação do Tétano Neonatal do Ministério da Saúde.

A poliomielite é uma doença infecto-contagiosa viral aguda que se manifesta de diversas formas. O quadro clássico é caracterizado por paralisia flácida de início súbito e acomete geralmente os membros inferiores. Em algumas pessoas a doença pode levar a paralisia dos músculos respiratórios e da deglutição: situação que deixa a vida do paciente ameaçada.

Sua transmissão ocorre principalmente por contato direto entre pessoas, pelas vias fecal-oral ou oral-oral. A transmissão oral-oral ocorre através de gotas contaminadas que saem da boca ao falar, tossir ou espirrar. A falta de saneamento básico e o elevado número de crianças morando em uma mesma residência favorecem a transmissão do poliovírus.

Tratamento – Não existe cura, o único meio é prevenir através da vacina. Aconselha-se, no entanto, que todos os casos com manifestações clínicas da doença devam ser internados para acompanhamento médico.

Nenhum comentário: