21 maio 2007

BOLETIM INFORMATIVO Nº 1119

LUTA CONTRA O ABUSO SEXUAL

O assunto geralmente não causa tanta repercussão, mas, este ano, por conta da divulgação de números equivocados sobre a ocorrência dessa nódoa social, certamente ainda vai render muita discussão. Por sua vez. a Secretaria de Assistência Social da Prefeitura (Seasp) e seus parceiros na luta contra a violência a crianças e adolescentes prossegue na intensificação da campanha alusiva ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Infanto-juvenil, que transcorre amanhã, 18 de maio.

Para hoje, 17, está prevista apenas uma reunião da Rede de Enfrentamento, que é formada pela Seasp, através do Projeto Colibri; polícias Civil e Militar, Juizado e Promotoria da Infância e Juventude, Conselho Municipal da Criança e Adolescente, dentre outros, para a elaboração de propostas a ser discutidas na CMM – Câmara Municipal de Marabá – em sessão especial dia, a partir das 9 horas desta sexta-feira.

Durante a sessão solene na CMM a pauta definida pelo grupo de defesa dos direitos da criança e do adolescente (rede), bem como outras sugestões da plenária e dos próprios vereadores, depois de debatidas, formarão uma agenda mínima a ser desenvolvida no decorrer de 2007, com vista a amenizar não só a violência sexual, mas outros tipos de maus-tratos a essas pessoas indefesas.

A programação iniciou ontem, 16, com uma caminhada a partir das 15h30 percorrendo o trecho entre o CAIC (Folha 12) e o Ginásio Poliesportivo (Folha 16). O evento teve como público alvo estudantes no núcleo Nova Marabá, que cumpriram o objetivo com a apresentação e faixas e material educativo alusivos ao tema.

TIPOS DE VIOLÊNCIA

Por ser aquela que mais marca uma criança, além da degradação moral do adulto que a pratica, a luta contra a violência sexual é o carro-chefe da campanha. No entanto, como já divulgamos anteriormente, em Marabá comemora-se o “Dia de Combate à Violência Doméstica e Sexual contra Crianças e Adolescentes”, porque a violência se manifesta de outras formas: abandono, negligência, espaçamentos ou constrangimento, conforme melhor se explica a seguir:

Violência física – Ação que pode machucar ou ferir causando dor física e sofrimento à vítima. Um simples tapa ou um espancamento fatal representam formas variadas de violência física.

Violência psicológica – É o ato constante e/ou proposital de ofender, humilhar, causar constrangimento ou prejuízo ao menor. Isso acontece através de palavras ou atitudes inadequadas.

Negligência – É quando pais ou responsáveis são omissos contra crianças e/ou adolescentes, cujo ato resulte em danos físicos, sexuais e/ou psicológicos à vítima. A negligência ou omissão geralmente acontece dentro de casa.

Violência sexual – abuso ou exploração – É qualquer prática erótica ou sexual pela força, por ameaça ou indução. A sedução, o abuso e a exploração sexual (prostituição) são formas de violência sexual.

ELEIÇÃO DO CONSELHO TUTELAR

Como preparativo a eleição do Conselho Tutelar, a ocorrer no domingo (20), amanhã às 15h, no Cartório Eleitoral de Marabá, será oferecido treinamento aos mesários que irão recepcionar os eleitores no decorrer do pleito que, este ano, será realizado em urnas eletrônicas cedidas pelo Tribunal Regional Eleitoral, com apoio do Ministério Público do Estado.

O Conselho Tutelar é um órgão permanente e autônomo, não-jurisdicionado, que tem por dever zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente, conforme determina a o Art. 131 da Lei 8069, de 13 de julho de 1990.

Os cinco membros que compõem este conselho são escolhidos pela sociedade, através do voto direto, para um mandato de três anos. Todos aqueles que estão quites com a Justiça Eleitoral estão aptos a votar. Porém, para ser votado, é necessário ter idoneidade comprovada, inclusive através de certidões negativas; idade mínima de 21 anos, escolaridade mínima de ensino fundamental completo; comprovar, através de declaração de uma instituição da área social, que tenha trabalhado pelo menos dois anos com criança e adolescente; e seja residente no município por o mínimo de um ano.

Passaram pelo crivo da Secretaria de Assistência Social e pelos atuais conselheiros 15 candidatos:

NOME COMPLETO

NOME NA URNA

01

Vanusa Rocha João de Deus

Irmã Vanusa

02

Carlos Alberto Ferreira Neves

Carlito

03

Orianes da Silva Souza

Orianes

04

Luiza Araújo Alves

Luiza

05

José Maria Matos

José Maria

06

Ana Cláudia Correa Lobato

Cluadinha

07

Gilberto Soares dos Santos

Beto Jamaica

08

Socorro Waladares Costa

Socorro Valadares

09

Luciléia Cardoso Cavalcante

Leinha

10

Joarez Oliveira Nascimento

Joarez da PJ

11

Maria Irene da Cruz Oliveira

Michele Oliveira

12

Rosilene da Silva Santos

Rosilene

13

Meire Souza Frazão

Meire Frazão

14

Maria do Socorro C. Oliveira

Missionária Socorro

15

Clara Maria Raimundo Ataíde

Irmã Clara

Nenhum comentário: