21 maio 2007

BOLETIM INFORMATIVO Nº 1118

ÍTALO PREFEITO

Em conseqüência de viagem do titular a Brasília, assumiu hoje (17) a Prefeitura de Marabá o vice-prefeito Ítalo Ipojucam, o qual cumpre agenda de praxe durante esta quarta-feira.

O prefeito Tião Miranda está na capital federal a convite da Casa Civil da Presidência da República e Ministério das Cidades para uma reunião de trabalho às 14 horas de hoje, com objetivo de identificar prioridades para o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), no que tange a habitação e saneamento.

Além da participação do governo federal, que se fará presente através de vários organismos, e Prefeitura de Marabá, o encontro também será prestigiado pelo Governo do Pará e prefeituras de Belém, Ananindeua, Castanhal, Marituba e Santarém.

PORTAL DA ORLA

O secretário de Obras do município, Lucídio Colinetti, disse ontem que está terminado o trecho de asfaltamento que liga a beira do rio à Praça Duque de Caxias. Ali também será entregue o calçadão, de dois metros de largura, iluminação em vapor de sódio em postes altos e meio fio. O trecho é chamado de Portal da Orla.

PAINÉIS

O prefeito Tião Miranda quer melhorar ainda mais aquele perímetro. E pensa em promover, brevemente, um concurso envolvendo nossos artistas plásticos para saber de quem será a autoria dos painéis que vão decorar o Portal. O arquiteto Honório Ayres foi convocado para pensar o concurso, estabelecer as regras, os locais dos painéis e, possivelmente, o tema será “O Rio Tocantins – Sua história, seus peixes, seus mitos”.

REFORMAS URBANAS

É pensamento do prefeito, se dispuser de recursos suficientes, promover uma grande reforma urbana nas áreas de influência do nosso centro histórico. Daria a Marabá, definitivamente, moderna estrutura na avenida Getúlio Vargas, da Antonio Maia (sentido Câmara dos Vereadores), à Praça Duque de Caxias, Portal e Orla. Haveria melhora nas galerias pluviais, iluminação, na pavimentação hoje existente, calçadas, ajardinamento dos canteiros centrais e realizando um trabalho social para a retirada dos camelôs e barracas que vendem bebidas e que hoje, ocupam irregularmente a área defronte à escola Mendonça Vergolino, prejudicando o trânsito de pedestres e veículos além do comércio formal naquele centro marabaense.

MEIO AMBIENTE

Uma reunião com as instituições ligadas a preservação da natureza acontece amanhã, 17, na Secretaria de Meio Ambiente (Semma) para discutir propostas com vista à programação alusiva à Semana do Meio Ambiente, a ser deslanchada às proximidades do Dia Mundial do Meio Ambiente que acontece em 5 de junho.

A importância desse dia tem precedente. O meio ambiente e a ecologia passaram a ser uma preocupação, em todo o mundo, em meados do século XX. Mas foi no século XIX que um biólogo alemão, Ernst Haeckel (1834-1919), criou formalmente a disciplina que estuda a relação dos seres vivos com o meio ambiente, ao propor, em 1866, o nome ecologia para esse ramo da biologia.

Junção das palavras gregas oikos (casa) e logos (estudo), a disciplina ficou restrita aos meios acadêmicos até bem pouco tempo. Ela só veio ganhar dimensão social após um acidente de grande proporção com o petroleiro Torrey Canion, que derramou 123 mil toneladas de óleo no mar, na costa da Inglaterra, em 1967.

Muita coisa em decorrência dessa popularização, quando a ecologia começou a priorizar o debate em torno da relação do homem com a natureza. O dia 5 de junho é lembrado em todos os países como o dia mundial do meio ambiente, desde que a Organização das Nações Unidas - ONU, em 1972, realizou o primeiro evento acerca do tema: a Conferência sobre o Ambiente Humano, conhecida como Conferência de Estocolmo.

O dia ou a semana em torno de 5 de junho é usado por muitas pessoas e organizações para celebrar o milagre da vida, a beleza da natureza e, ao mesmo tempo, alertar sobre os riscos à própria sobrevivência do ser humano se o ambiente continuar a ser degradado, poluído, desrespeitado, em prol dos desejos de alguns governantes.

Naquela conferência a ONU estabeleceu a Declaração sobre o Ambiente Humano, com 26 princípios, e um Plano de Ações que deveriam orientar as atitudes humanas, as atividades econômicas e as políticas de forma a garantir maior proteção ambiental. A realização daquele encontro foi motivada pelos problemas ambientais que ganhavam cada vez mais destaque nos anos 60 e que continuam a afetar a integridade das pessoas e dos demais seres vivos nos dias de hoje.

TUDO LIMPO, VIDA SAUDÁVEL

Este é o nome de um dos programas desenvolvidos pela Semma, que neste trimestre está sendo aplicado na Vila Brejo do Meio e consiste em envolver a comunidade em prioridades relativas ao meio ambiente, a exemplo de paisagismo urbano, limpeza, correto manuseio e destinação do lixo.

O programa, destinado principalmente a estudantes, é geralmente feito em parceria de outras secretarias municipais como Obras, Agricultura e Educação, que são solicitadas a desenvolver as atividades que lhes são afins.

INICIADA LUTA CONTRA EXPLORAÇÃO SEXUAL

No decorrer dos próximos três dias a Secretaria de Assistência Social da Prefeitura (Seasp), apoiada por representantes da rede de combate ao abuso e exploração sexual infanto-juvenil, começa a campanha alusiva ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Infanto-juvenil, que transcorre na sexta-feira, 18 de maio. Uma passeada que tem como público alvo estudantes do núcleo Nova Marabá, inicia a programação logo mais às 15h30, saindo do CAIC, na Folha 12, em direção ao Ginásio Poliesportivo da Folha 16.

Adaptado para “Dia de Combate à Violência Doméstica e Sexual contra Crianças e Adolescentes”, a luta contra essa agressão prossegue amanhã, 17, com uma reunião da Rede de Enfrentamento, que é formada pela Seasp, através do Projeto Colibri; polícias Civil e Militar, Juizado e Promotoria da Infância e Juventude, Conselho Municipal da Criança e Adolescente, dentre outros, quando serão elaboradas propostas a serem discutidas na CMM – Câmara Municipal de Marabá – em sessão especial dia 18, a partir das 9 horas.

Nenhum comentário: