18 dezembro 2007

BOLETIM INFORMATIVO Nº 1247

PREFEITURA INAGURA FARMÁCIA POPULAR

O prefeito Sebastião Miranda Filho, o vice Ítalo Ipojucan e o secretário de Saúde Pedro Correa inauguraram hoje, 7 de dezembro, a Farmácia Popular do Brasil (FPB), localizada na Folha 31 – Quadra 11, Lote 9 (Nova Marabá). Entre os participantes da inauguração estavam: o presidente da Câmara Miguel Gomes Filho; os vereadores Vanda Américo e Maurino Magalhães; o coordenador da 11ª Regional de Saúde, Dr. Luís Sérgio; o diretor do Hospital Regional do sudeste do Pará Éden Nicolau e a diretora do HMM Luana Tavares Bastos. O Ministério da Saúde foi representado por Mª Alcidéia Cardoso Andrade.

O atendimento à população já começou hoje. A venda de medicamentos é feita apenas com prescrição do profissional de saúde (médico, enfermeiro, odontólogo e outros).

O farmacêutico da Fiocruz Henrique Fischer disse que há necessidade de maior familiarização dos servidores com os procedimentos, por isso as vendas ainda serão supervisionadas, na prática, até amanhã, dia 8.

Na FPB o usuário recebe atendimento personalizado, através de farmacêutico e outros profissionais qualificados para orientar sobre os cuidados com a saúde e o uso correto dos medicamentos. A estrutura das farmácias é diferenciada, permite a adequada atenção farmacêutica e a realização de ações educativas, por meio da apresentação de vídeos, campanhas sobre Aids e o combate à doença, além de outras do interesse do Ministério da Saúde.

INSTALAÇÕES DA FARMÁCIA POPULAR

As instalações da Farmácia Popular na Folha 31 – Quadra 11, Lote 9 (Nova Marabá), atendem ao padrão de qualidade das obras feitas pela administração municipal. As atendentes, identificadas com uniforme da FPB receberam treinamento da Fiocruz para dar à população um tratamento individualizado e adequado quanto ao fornecimento dos remédios.

A Farmácia Popular visa atender população, em especial a de baixa renda, com medicamentos considerados essenciais. A Fiocruz adquire os medicamentos de laboratórios públicos ou privados, quanto necessário, e disponibiliza-os nessas farmácias a baixo custo. E uma grande vantagem da FPB é a venda de medicamentos fracionados, ou seja, na exata quantidade de comprimidos que o médico prescrever.

A Farmácia Popular do Brasil tem uma tabela válida para todo o país. Veja abaixo alguns exemplos:

Unid.

Cxa.

Medroxiprogesterona 1 50mg/mL inj.

Depo-Provera, Contracep, Tricilon

anticoncepcional

6,70

6,70

Acido acetilsalicilico 100mg 10cp

AAS, Aspirina, Melhoral Infantil

analgésico, antitérmico

0,030

0,30

Cefalexina 5OO mg 08cp

antibiótico

0,40

3,20

Cetoconazol 200 mg 10cp

Nizoral, Cetonax, Sioconazol, Candoral, Cetonil

antifúngico

0,23

2,30

Dexametasona creme 0,1% 10g

Decadronal, Deflaren

Antinflamatório

0,10

1,00

DIAZEPAM 5mg 10cp

Diempax. Valium

Tranquilizante

0,04

0,40

Estradiol + Norestiterona inj.

Mesygina

anticoncepcional

13,50

13,50

Enalapril 10 mg 10cp

Eupressim, Renitec, Vasopril, Atens

antihipertensivo

0,06

0,60

Enalapril 20 mg 10cp

0,07

0,70

Omeprazol 20mg 14cp

Omep, Gastrium, Losec, Peprazol

gastrite, úlcera

0,23

3,22

RECITAL DE FINAL DE ANO

A Escola de Música “Moisés Araújo”, localizada na Fundação Casa da Cultura de Marabá, apresenta Recital de Natal no dia 8 de dezembro, no auditório do Centro de Formação “Cine Marrocos”, a partir das 19:00h.A entrada é 1 kg de alimento não perecível para ajudar o natal das famílias carentes.

A coordenadora da Escola Júlia Lino disse que o recital vai marcar o encerramento das atividades feitas em 2007 e apresenta as habilidades musicais dos alunos.

EDUCADORES DISCUTEM APRENDIZAGEM EM SEMINÁRIO

Entre as novidades apresentadas na IV Socialização do PDE, a secretária de Educação Kátia Américo Garcia anunciou que em 2008 as 85 escolas da zona urbana do município vão atuar com o programa de desenvolvimento, para ajudar a melhorar a qualidade de ensino nas escolas municipais.

A aprendizagem no ambiente escolar foi tema de discussão entre educadores de Marabá. O assunto foi tema de encontro que reuniu representantes de diversos setores, entre eles, professores, conselheiros tutelares, pais de alunos e até padres e pastores. O encontro ocorreu na escola Judith Gomes Leitão, na Marabá Pioneira, e teve palestras, atividades culturais e música ao vivo.

O evento faz parte da IV Socialização do Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE), promovido pelo Fundescola com apoio da Secretaria Municipal de Educação (Semed).

Maria de Nazaré Silva, da coordenação de ensino/Semed disse que o principal objetivo do encontro foi “criar um espaço de reflexão rumo à educação de qualidade, na busca de alternativa que contribua de forma concreta para a melhoria do processo ensino-aprendizagem”.

DOMINGO TEM ESPETÁCULO CIRCENSE DA SEMED

Para marcar o encerramento das atividades culturais do projeto “Dançando e Educando”, no domingo, 9 de dezembro, a equipe do projeto apresenta o espetáculo “A chegada do circo”. A atração envolve diversas coreografias do universo circense, com a participação de crianças e adolescentes da rede municipal de ensino.

O projeto Dançando e Educando, atende mais de 300 crianças e adolescentes das escolas do município e é realizado no Centro de Formação do Cine Marrocos. Bailarinas, acrobatas e palhaços transformarão o palco do Cine Marrocos em um picadeiro, com coreografias diversificadas que vão de acrobacia, dança, piruetas, duelo até sessão de ilusionismo.

PREFEITURA DE MARABÁ

Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.

CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140

http://informativomaraba.blogspot.com

www.maraba.pa.gov.br - ascom@maraba.pa.gov.br

Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel

Jornalistas

Nenhum comentário: