18 dezembro 2007

BOLETIM INFORMATIVO Nº 1252

PONTO FACULTATIVO

Através do Decreto 456/2007-GP o prefeito Tião Miranda decretou ponto facultativo nos dias 24 e 31 de dezembro (segundas-feiras) para todos os funcionários das repartições públicas municipais, respeitadas as exceções, quando se trata de serviços essenciais ou que tenham calendário próprio.

Desta forma, ficam sujeitos a trabalhar os servidores da educação; da área de segurança e vigilância dos setores e prédios públicos; emergência da saúde; servidores do DMTU (Departamento de Trânsito e Transporte Urbano), incluindo aqueles da fiscalização do trânsito; funcionários do Espaço de Acolhimento Provisório.

PÁTIO DE RETENÇÃO DE VEÍCULOS

Construído em área contígua ao Hospital Municipal, o Pátio de Retenção de Veículos do DMTU – Departamento de Trânsito e Transporte Urbano – tem uma grande área para depósitos de veículos apreendidos em Marabá.

Antes, o DMTU utilizou-se de uma pequena área junto ao Centro Administrativo da Prefeitura, na Folha 32; em seguida, através de convênio, retinha os veículos no Pátio do Detran. Agora a Secretaria de Obras acaba de terraplenar o novo espaço de retenção, para onde já foram transferidos cerca de 200 motos e 100 automóveis e caminhões.

Para oferecer melhor estética do local, prefeito Tião Miranda autorizou a pintura do muro do pátio de retenção de veículos, que está situado na Folha 17.

MATADOURO INTERDITADO

Mais um matadouro será interditado hoje. Segundo Daniel Soares, coordenador da Divisa, o Matadouro Morada Nova não foi beneficiado pela liminar que permite o funcionamento de outros três abatedouros que vão trabalhar até decisão do Tribunal de Justiça do Estado.

Hoje, 14, uma comissão da Divisão de Vigilância Sanitária (Divisa) interdita o Matadouro Morada Nova, porque ele não atende as condições de higiene impostas pela legislação vigente, tal qual os demais que foram interditados e recorreram à justiça para funcionar.

A solução da inspeção da carne bovina em Marabá deve ficar para 2008, diante do recesso do judiciário a parte de meados deste mês. A inspeção da carne para consumo no município de Marabá foi iniciada em março passado, mas foi suspensa até que sejam resolvidas as pendências judiciais.

ALIMENTOS APREENDIDOS

A fiscalização da Divisão de Vigilância Sanitária (Divisa) em parceria com Adepará (Agência de Defesa Agropecuária do Pará), Procon e Serviço de Inspeção Federal, ocorrida esta semana, apreendeu mais de meia tonelada de alimentos com registro irregular no Estado.

Segundo o coordenador da Divisa, Daniel Soares, foram retirados do comércio mais de 400 quilos de queijo, 119 quilos de charque e 46 quilos de doce de leite. O queijo, sem selo de inspeção, é fabricado em Itupiranga; o charque, proveniente de Roraima, tem apenas o SIE – Selo de Inspeção Estadual – daquele Estado, por isso tem mercado restrito à origem; assim como o doce de leite, produzido em Minas Gerais.

Ainda de acordo com Daniel Soares, os comerciantes receberam um Termo de Apreensão, com as respectivas especificações e quantidades do material apreendido, com o qual poderão requerer junto aos produtores/fornecedores o ressarcimento do valor dos gêneros alimentícios.

FORMATURA DO VALE ALFABETIZAR

Ontem, 13 de dezembro, a PMM/Semed, Fundação Vale do Rio Doce e Alfabetização Solidária realizaram a formatura de 911 alunos de alfabetização, no Ginásio Poliesportivo Renato Veloso (Folha 16). Os alunos das 53 turmas estudaram durante oito meses através de módulos preparados especificamente para motivar jovens e adultos a aprenderem a ler e escrever.

Participaram da solenidade, o prefeito Sebastião Miranda Filho, a secretária de Educação Kátia Américo Garcia, a coordenadora do programa Alfabetização Solidária/Vale Alfabetizar Maria de Nazaré Silva Costa, a gestora da UFPa Ana Borges Senna e representantes da Vale e FVRD

A coordenadora da Semed Maria de Nazaré Silva Costa, responsável pelo programa Alfabetização Solidária/Vale Alfabetizar disse que para o ano de 2008, a intenção é formar mais 40 turmas de alfabetização através do programa da Vale. “A participação dos alunos foi maciça durante a formatura. Isso nos deixa muito felizes, pois significa que eles acreditaram no programa e se empenharam para aprender”.

COMO FUNCIONA O VALE ALFABETIZAR

No início de 2008, a Semed começa a recrutar professores interessados em trabalhar com Alfabetização Solidária/Vale Alfabetizar. Os professores recebem um treinamento de 80h ministrado pela UFPa, com apoio pedagógico da FVRD e Semed, antes de começarem a trabalhar efetivamente com os alunos.

As aulas são ministradas em escolas que têm Educação de Jovens e Adultos, associações de bairros, igrejas e centros comunitários. O importante é dirimir o número de analfabetos no município. Nazaré Silva Costa explica que os professores vão de casa em casa para verificar as pessoas analfabetas existentes e convida-las a participar do programa. Depois de levá-las à escola fazem constante acompanhamento para que não abandonem os estudos.

Em 2007, cada professor recebia uma bolsa de R$ 120,00 da FVRD e mais R$ 7,00 por aluno que freqüentava a sala de aula. O edital para contratar novos professores deve sair em janeiro de 2008. As vagas contemplam pessoas que têm formação em magistério, alunos de pedagogia e também licenciados.

REUNIÃO DA SEMED COM GESTORES ESCOLARES

No dia 20 de dezembro, a Semed reúne-se com gestores escolares da rede municipal de ensino, no Itacaiúnas Hotel, às 17h, para tratar de assuntos referentes ao planejamento de ensino 2008.

A coordenadora de Ensino/Semed Vera Froz disse que na ocasião será realizada a votação para a escolha da data do início do ano letivo 2008. “Inicialmente pensávamos em iniciar dia 8 de janeiro, mas surgiram outras propostas para o dia 14, então resolvemos consultar os diretores e decidir de acordo com a maioria”.

PREVISÃO DO TEMPO

Segundo o canaldotempo.com, hoje e amanhã o tempo será parcialmente nublado. A partir de domingo, 16, pode ocorrer trovoadas esparsas. Temperatura entre a mínima de 24ºC e máxima de 32ºC.

O site Climatempo prevê para o período de hoje (14) a 18 de dezembro Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite. Imagens de satélite mostram nuvens carregadas de chuva na direção do alto Tocantins.

NÍVEL DAS ÁGUAS

Como as chuvas ainda não chegaram pra valer, principalmente às nascentes dos rios Tocantins/Araguaia, o nível da lâmina d’água do Tocantins em Marabá ainda está modesto, aos 3,92 metros na manhã desta sexta-feira, com recuo de um centímetro em relação ao mesmo horário de ontem.

PREFEITURA DE MARABÁ

Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.

CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140

http://informativomaraba.blogspot.com

www.maraba.pa.gov.br - ascom@maraba.pa.gov.br

Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel

Jornalistas

Nenhum comentário: