18 dezembro 2007

BOLETIM INFORMATIVO Nº 1248

CADASTRO MUNICIPAL EM ANDAMENTO

A equipe do setor de cadastro multifinalitário, coordenada pela Seplan,está nas ruas coletando dados para elaborar um material que conste informações de diversos setores do município. Entre eles, setor imobiliário e capacidade socioeconômica.

O engenheiro civil da Seplan, Carlos Brito, disse que a equipe de 70 pessoas foi preparada durante dois meses antes de iniciar a efetivação do cadastro. Hoje, a Seplan mantém em campo quatro equipes à tarde e três equipes pela manhã. Até janeiro, a coleta de dados será realizada na Velha Marabá. Neste mês de dezembro, o trabalho é feito no Bairro Francisco Coelho.

Carlos Brito explica que o Cadastro Multifinalitário tem este nome exatamente porque poderá servir de base para as ações de todas as secretarias e subsidiar projetos de investidores na região. “São dados precisos sobre os tipos de imóveis da cidade, educação e capacidade econômica dos moradores, entre outros.”

PARA QUE SERVE O CADASTRO MULTIFINALITÁRIO

Atualmente, o cadastro municipal existente é utilizado pelo Setor de Tributação e não contempla todas as áreas. O Multifinalitário será utilizado como base do Planejamento Municipal e Estadual, pois Marabá é um dos sete municípios paraenses referência nesse tipo de trabalho.

A primeira fase do cadastro nos núcleos urbanos do município (distritos da sede municipal, como adota o Plano Diretor Participativo), deve ficar pronto em novembro de 2008. A partir de fevereiro do próximo ano, a equipe estará trabalhando no núcleo Cidade Nova.

EDUCAÇÃO AMBIENTAL

O Plano Diretor Participativo de Marabá (PDP) contempla todas as áreas estratégicas do município, como Educação, Saúde, Obras, Saneamento Básico entre outras.

Carlos Brito, da Seplan, disse que entre as funções do Plano Diretor está o respaldo, inclusive jurídico, às secretarias para a realização de suas ações. Na área ambiental que possui amplos problemas a serem solucionados na região, o PDP apóia as iniciativas de preservação ao meio ambiente.

A iniciativa da Casa da Cultura de Marabá para salvamento do Igarapé Murumuru é vista com bons olhos pela equipe de conselheiros do PDP, pois o igarapé vem diminuindo a cada ano. Em novembro deste ano seu nível chegou a 37cm. Enquanto nos anos 90, o nível mais baixo do igarapé ocorria no verão e ficava em torno de 60cm.

Para salvar o Igarapé Murumuru cada pessoa pode contribuir tomando os seguintes cuidados: 1. não cortar plantas às suas margens, deixando pelo menos 30m de cada lado, com vegetação. Conforme previsto nas resoluções 302 e 303, do Conselho Nacional do Meio Ambiente e na Lei 6.938/81; 2. Não queimar folhas e galhos das suas margens; 3. Não limpar a vegetação próxima da margem, para evitar erosão; 4. Fazer barreiras de proteção contra enxurradas para evitar erosão; 5. Não cortar e jogar galhos dentro do igarapé; 6. Plantar açaí nas áreas onde antes eram açaizais; 7. Não jogar lixo no igarapé; Não deixar o lixo da Vila Murumuru na rua, para evitar que a enxurrada o leve para o igarapé.

PREFEITURA CONCLUI PAVIMENTAÇÃO

Dia após dia o núcleo Nova Marabá vai tomando novo visual devido o incremento em pavimentação asfáltica da Prefeitura. No sábado (8) foi concluído o asfaltamento da ligação do Km 7 a Folha 29, com ramificação para a VP-8. e também em preparação de base e sub-base da VP-7 a partir das folhas 11 e 12 à Rotatória das 20 e 21 (Praça Monsenhor Baltazar).

A prefeitura também concluiu o trecho da Rua Nagib Mutran, ligando-a a Afro Sampaio; fazendo também uma ligação da Nagib a Avenida Manaus, melhorando o fluxo do transporte coletivo entre os bairros Cidade Nova e Belo Horizonte, que agora fica com quatro acessos pavimentados a partir da Av. Manaus.

Ainda foram contemplados com asfalto os moradores da Trav. Manaus, ligando a Sérvulo Brito a Afro Sampaio e Nagib Mutran; assim como a Rua Rio Preto entre a Avenida Itacaiúnas e Rua Curitiba.

Está em fase de implimação (camada fina de pixe – selante) algumas ruas da Folha 26, um antigo sonho dos moradores daquela área, diante da poeira no período seco e lama no decorrer do inverno.

MAIS UMA FARMÁCIA POPULAR

Na inauguração da primeira unidade da Farmácia Popular do Brasil (FPB) em Marabá, a representante do Ministério da Saúde Maria Alcidéia Cardoso Andrade declarou que o município vai ganhar outra FPB, ratificando a intenção dos enviados da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), mantenedora do sistema de farmácias de baixo custo.

Por sua vez, o prefeito Tião Miranda se comprometeu em assinar novo convênio com a Fiocruz nos mesmos moldes do anterior, pelo qual a Prefeitura cede um terreno, constrói com recurso em parceria e oferece a mão-de-obra para funcionamento do empreendimento, enquanto aquela fundação entra com o recurso, remédio e parte do custeio.

Ainda de acordo com o prefeito, será escolhido um local de instalação da nova farmácia popular, que possivelmente deverá se localizar nas imediações dos bairros Liberdade e Independência, por se constituírem nas áreas mais populosas do núcleo Cidade Nova.

PREVISÃO DO TEMPO

Para esta segunda-feira o canaldotempo.com prevê tempo encoberto. No período de amanhã a quinta-feira (13) podem ocorrer trovoadas esparsas. Temperatura entre a mínima de 23º e máxima de 32ºC.

Segundo o Climatempo, hoje faz sol com muitas nuvens pela manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite. A partir de amanhã (11), sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.

PREFEITURA DE MARABÁ

Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.

CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140

http://informativomaraba.blogspot.com

www.maraba.pa.gov.br - ascom@maraba.pa.gov.br

Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel

Jornalistas

Nenhum comentário: