18 dezembro 2007

BOLETIM INFORMATIVO Nº 1254

SAÚDE 2008

Os desafios da administração municipal para 2008 são muitos. Mas, em primeiríssimo lugar, o prefeito Tião Miranda está empenhado na inauguração do Hospital Materno Infantil (HMI). A nova casa de saúde está praticamente pronta, faltando pequenos acabamentos na estrutura física e entrega de uma parte dos equipamentos. O mobiliário já está no local e será instalado até o final do mês.

Ainda esta semana, em reunião na Secretaria de Administração, será definida uma data para chamada de servidores, do último concurso público, para compor o quadro de funcionários do HMI, os quais devem somar-se às possíveis transferências do Hospital Municipal, a partir das áreas de ginecologia e obstetrícia.

AMPLIAÇÃO DE SERVIÇOS NO HR

Na visão do secretário municipal de Saúde Pedro Corrêa Lima o Hospital Regional (HR) do Sudeste do Pará, deve ampliar seu atendimento a outras especialidades, incluindo um pronto socorro. Nesse sentido o município vai empenhar-se junto ao Governo do Estado no sentido dessa ampliação, que pode ser tanto no que se refere à estrutura física quanto à oferta de serviços.

Segundo Pedro, dentre as necessidades de Marabá e região, que o município não tem condições de implantar e principalmente manter, está o tratamento de câncer. O serviço de oncologia está entre os mais caros, não só pelo nível dos especialistas, mas também pelo dispêndio na aquisição e manutenção de equipamentos usados no tratamento dessa doença muito comum na região.

Um segundo serviço de suma importância são as cirurgias cardíacas, incluindo-se aí aquelas preventivas, de desobstrução de artérias, como o cateterismo e angioplastia, cujos pacientes de agora têm de ser enviados para Belém, mesmo existindo por aqui um Hospital de média e alta complexidade do porte do Regional.

Pedro Corrêa ainda pretende que o HR disponha de uma emergência (Pronto Socorro) para acesso direto do público, como acontece no Hospital Metropolitano de Belém, que foi concebido nos mesmos moldes do Regional em Marabá. Esse serviço servirá para desafogar a demanda do HMM, porta de entrada da maioria dos casos de emergência, seja de Marabá ou de municípios vizinhos que aqui chega sem ser referenciada ao Hospital Regional.

UM NOVO PRONTO SOCORRO

Diante das dimensões de Marabá, o secretário de Saúde considera necessária a implantação de mais um pronto socorro para atender o núcleo Cidade Nova, o qual deve ser instalado nas imediações dos bairros Liberdade/Independência, o que além de facilitar e agilizar o atendimento a quem necessita de uma urgência, também contribui para reduzir a procura pelo Hospital Municipal.

Pedro Corrêa reconhece como remota a possibilidade de uma nova casa de saúde desse porte ainda na administração de Tião Miranda, mas acredita seja uma bandeira de luta da próxima gestão municipal, que certamente contará com todo apoio da população de Marabá.

URBANIZAÇÃO DA VP-8

A pista de cooper da VP-8 encontra-se em fase adiantada. A obra vai da Vila Militar Presidente Castelo Branco até o Piçarrão, já tem bloquetes em grande parte. Esta outra obra dá um novo aspecto urbanístico ao núcleo Nova Marabá. O canteiro central da pista dupla será ajardinado com plantas regionais.

A obra feita pela PMM em parceria com a Caixa Econômica, deve consumir mais de R$ 1,5 milhão. Postes altos, boa iluminação, sinalização (horizontal e vertical) e calçadas nos dois lados das pistas e na bordadura do canteiro, 2 metros para cooper, passeio, trânsito seguro e civilizado. O prefeito Tião Miranda explica que a obra representa uma grande conquista do pedestre.

PREFEITURA CONVOCA VENCEDOR DO PREGÃO Nº42/07

O prefeito Sebastião Miranda Filho convoca representantes da empresa Centergás Sponchiado Ltda a comparecer à Comissão Municipal de Licitação (CML), localizada na Fl. 32, Qd. 09, Lt. 01-B, N. Marabá, no horário de 08:00 às 14:00, no prazo de até 05 (cinco) dias úteis, para contratar o fornecimento de utensílio, móveis e eletrodomésticos destinados à SEMED, a serem pagos com recursos financeiros do Programa Salário Educação.

A não assinatura do Contrato caracterizará o descumprimento integral das obrigações assumidas, ensejando a rescisão contratual, sem prejuízos da aplicação de penalidades previstas no Edital Pregão Eletrônico nº 42/07.

INSTRUMENTOS CIRÚRGICOS

As empresas Rei-Labor Comércio de Produtos Para Laboratórios Ltda; Imprint do Brasil Ltda; Lima & Duarte Ltda ME; Comercial Evolução Produtos Médicos e Odontológicos Ltda; SERCON-Inds e Com de Aparelhos Med e Hospitalares Ltda; Comércio de Materiais Médicos Hospitalares Macrosul Ltda estão sendo convocadas pela prefeitura de Marabá a comparecerem à CML, na Fl. 32, Qd. 09, Lt. 01-B, N. Marabá, de 8 às 14h, no prazo de até 05 (cinco) dias úteis, para contratarem o fornecimento de instrumentais cirúrgicos, equipamentos e mobiliários destinados à Secretaria Municipal de Saúde, a serem pagos com recursos financeiros do Convênio Salobo Metais e PMM.

As empresas são vencedoras no Pregão Eletrônico nº. 44/07. A não assinatura do Contrato caracterizará o descumprimento integral das obrigações assumidas, ensejando a rescisão contratual, sem prejuízos da aplicação de penalidades previstas no Edital.

CONVOCAÇÃO – PREGÃO ELETRÔNICO 048/2007

As empresas vencedoras no Pregão Eletrônico Nº 48/07 estão sendo convocadas pela prefeitura a comparecerem à CML, de 8 às 14h, no prazo de até 05 (cinco) dias úteis, para contratarem o fornecimento de medicamentos diversos destinados à SMS.

As empresas são: Novafarma Indústria farmacêutica Ltda; Instituto Biochimo Ind. Farmacêutica Ltda; Cristália Prod. Químicos Farmacêuticos Ltda e União Química Farmacêutica Nacional Ltda. A não assinatura do Contrato caracterizará o descumprimento integral das obrigações assumidas, ensejando a rescisão contratual, sem prejuízos da aplicação de penalidades previstas no Edital.

UNIFORMES ESCOLARES

A prefeitura convoca as empresas H F Comercial Ltda e L & G Ind. e Comercio de Fardamentos Ltda ME, vencedoras do Pregão Eletrônico nº 55/07 para assinar o contrato de fornecimento de uniformes escolares destinados a SEMED, a serem pagos com recursos financeiros do Erário Municipal/FUNDEB.

A não assinatura do Contrato caracterizará o descumprimento integral das obrigações assumidas, ensejando a rescisão contratual, sem prejuízos da aplicação de penalidades previstas no Edital.

PREVISÃO DO TEMPO

O canaldotempo.com prevê trovoadas esparsas para período de hoje (18) a 27 de dezembro. Imagens de satélite mostram nuvens de chuva aproximando-se desta região, mas a maior possibilidade de precipitação (50%) deve acontecer depois das 18h desta terça-feira.

Segundo o site Climatempo, hoje tem sol com aumento de nuvens e pancadas de chuva no fim da manhã, à tarde e à noite. A partir de amanhã até sábado (22), é praticamente a mesma previsão: sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite. Diante do período nublado, seguido de chuva, a temperatura varia entre a mínima de 22ºC e máxima de 32ºC.

PREFEITURA DE MARABÁ

Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.

CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140

http://informativomaraba.blogspot.com

www.maraba.pa.gov.br - ascom@maraba.pa.gov.br

Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel

Jornalistas

Nenhum comentário: