28 agosto 2007

Boletim Informativo 1161

SAMU REGISTRA AUMENTO DE ACIDENTES
Segundo relatório do 1º quadrimestre/2007, do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), os acidentes de trânsito em Marabá tiveram crescimento de 24% no decorrer de 18 meses. Nos primeiros quatro meses deste ano o número de vítimas de acidentes nas ruas de Marabá passou de 86 casos em janeiro para 107 em abril, ou seja, o aumento se mantém nos mesmos patamares.
No que tange aos atendimentos em geral, é interessante notar que o Samu tem picos em dias da semana que hipoteticamente seriam mais tranqüilos. Imagina-se que os finais de semana, devido o aumento da ingestão alcoólica, teriam maior volume de serviço, mas isso não se confirma. A segunda-feira, por exemplo, teve média de 18,40% no atendimento da Unidade de Suporte Avançado (UTI), contra 9,60% na quarta-feira. Enquanto sábado e domingo atingiram no quadrimestre a média de 16,80% e 16,60%, respectivamente.
Os pedidos para a Unidade de Suporte Básico também são elevados às segundas-feiras, média de 14,70%, mas esse percentual foi ultrapassado nas sextas-feiras (16,40%) e aos domingos, 15,60%.
Quanto à origem dos atendimentos, 44,60% são gerados no Núcleo Cidade Nova; 38,40% são da Nova Marabá; 9,9%, Marabá Pioneira; 5,90%, de São Félix e Morada Nova; enquanto 1,20% são de fora do limite urbano.
Acerca do destino dos pacientes, a grande maioria segue para o Hospital Municipal de Marabá (68,10%); 15,10% vai para o Hospital Regional; Climec e Hospital do Exército (Hgumba), 1,20%, cada; Clínica de Doenças Renais, 1,60%; outras clínicas, 2,30%; e outros destinos, 10,40%.
Do total de 42.459 ligações telefônicas para o 192, Central do Samu, 31.188 referem-se a trotes e somente 1.873 foram confirmadas como sendo para urgência e emergência. Para solicitar orientação ligaram 2.182 vezes e, para tratar de outros assuntos, 7.216 ligações.
Como se pode observar, o trate tem sido um dos grandes problemas do Samu, que desperdiça tempo com brincadeiras de quem não tem o que fazer, quando deveria aproveitar esses minutos preciosos no atendimento daqueles que realmente necessitam desse importante serviço.
Implantado em outubro de 2005, o Samu tem sido fundamedntal no atendimento de urgência e emergência em casos de acidentes, partos, doenças cardiovasculares e outros, promovendo melhoria real na sobrevivência dos pacientes graves, priorizando os primeiros momentos da ocorrência para maior eficácia do atendimento.
CONFERÊNCIA APROVA PAUTA E ELEGE DELEGADOS
Sob a coordenação da Secretaria Municipal de Planejamento da Prefeitura de Marabá, no decorrer de ontem (26) realizou-se na Escola Judith Gomes Leitão a 1ª Conferência Municipal da Cidade de Marabá, sob o tema Avançando na Gestão Democrática da Cidade, a qual visa o desenvolvimento urbano com participação popular e justiça social. O evento teve como objetivo elaborar propostas de relevância para o município e eleger delegados para a 3ª Conferência Estadual das Cidades.
Depois de duas palestras técnicas, três grupos temáticos trabalharam os seguintes temas:Planejamento Territorial Regionalizado; A Política de Desenvolvimento Urbanao e as Intervenções na Cidade; e As Políticas de Gestão Urbana e os Conselhos Municipais, seguindo orientações do Plano Diretor Participativo, cujo discussão resultou em cerca de 20 propostas que foram aprovadas em seguida numa plenária.
Ao final da Conferência, a plenária elegeu sete delegados e respectivos suplentes para representar o município de Marabá na conferência estadual. Depois da leitura do Relatório síntese, o evento foi encerrado. A documentação referente à Conferência da Cidade encontra-se à disposição de interessados na Seplan.
A Conferência das Cidades se dá nas três esferas de governo: municipal, estadual e federal. Cada nível é preparatório ao nível subseqüente, ou seja, o município discute os temas e elege seus delegados para conferência estadual (em setembro) e esta, seguindo a mesma metodologia, elege os delegados para a Conferência Nacional das Cidades, que acontece em Brasília, no mês de novembro.
A 1ª Conferência Municipal das Cidades visa à interlocução entre as autoridades, gestores municipais e os demais segmentos da sociedade civil, sobre assuntos relacionados à Política Nacional de Desenvolvimento Urbano e as diretrizes do Plano Diretor Participativo de Marabá. Essa 1ª Conferência objetiva também a sensibilização e mobilização da sociedade na formulação de proposições, avaliação da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano e suas áreas estratégicas, bem como o estabelecimento de metas e planos de ação para implementação das políticas e ações definidas no Plano Diretor, visando a solução dos problemas do município de Marabá.
Dentre suas finalidades está também propor orientações e recomendações sobre a aplicação do Estatuto da Cidade, a construção de uma esfera pública administrativa participativa, apresentar subsídios para a estruturação do Sistema Estadual de Gestão Democrática das Cidades.
LANÇAMENTO DE CD
Com apoio da Prefeitura de Marabá, através da Semed, acontece hoje e (27 e 28), com apoio da acontece o lançamento do CD “Canto a Canto” de autoria de Néviton Ferreira e Dauro Remor, no Centro de Formação “Cine Marrocos”. A entrada é apenas um quilo de alimento não perecível, exceto sal.
Dentre os sucessos estão Quintal e Urbano Blues, composições de Néviton, sendo que esse último arrebatou o primeiro lugar no último Fecam, na interpretação de Marcelo Mohri.
Os gêneros alimentícios arrecadados serão repassados à Creche da Fundação do Amparo ao Menor, localizada no bairro Amapá. O show da dupla acontece a partir das 21 horas.
RODEIO NO MURUMURU
Começa hoje (27) a noite a 15ª Festa dos Produtores Rurais de Murumuru, acerca de 20 quilômetros do centro urbano de Marabá. Aquela bela festa, recheada de atrações, inclusive rodeio, tem apoio da Prefeitura de Marabá, através da Secretaria de Agricultura (Seagri).
O empreendimento coordenado pela Associação dos Produtores Rurais de Murumuru, visa reunir a comunidade em torno da cadeia do leite que vem se transformando aquela região de Marabá, bem como o desenvolvimento da agricultura familiar.
A festa que prossegue no sábado e domingo (28 e 29) tem patrocínio da Prefeitura no arruamento, empiçarramento e iluminação da área, contribuindo também com a construção de um palco e sonorização, dentro outros.
PREFEITURA E CVRD ASSINAM CONVÊNIOS
Na próxima quinta-feira (02) o prefeito Tião Miranda e representantes da Companhia Vale do Rio Doce (CVRD) assinarão convênios visando a garantia de investimentos nas áreas de Educação, Saúde e Infra-estrutura de Marabá. O evento está prevista para as 19 horas, no Auditório Eduardo Bezerra, da Secretaria Municipal de Saúde.
Os convênios prevêem benefício para 16 escolas, incluindo reformas e a construção de um novo estabelecimento na Vila Pau Seco, na região de Murumuru; ligação da pavimentação da Marabá Pioneira à Nova Marabá; e reforma em 21 postos de saúde, incluindo o Centro de Controle de Zoonoses. O total geral das obras ultrapassa a casa dos R$ 9,65 milhões.
TEMPO E TEMPERATURA
Segundo o Grupo Climatempo, de hoje (27) até segunda (31) Marabá terá dias de sol com algumas nuvens. Não chove. A temperatura oscila entre a mínima de 20ºC e máxima de 37ºC.



PREFEITURA DE MARABÁ
Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.
CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140
http://informativomaraba.blogspot.com
www.maraba.pa.gov.br - ascom@maraba.pa.gov..br
Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel
Jornalistas

Nenhum comentário: