28 agosto 2007

Boletim Informativo 1174

MULTIVACINAÇÃO NA ZONA RURAL
A Campanha de Multivacinação em Marabá, iniciada dia 07 deste mês na zona rural, já fez a cobertura de aproximadamente 30 localidades, devendo encerrar no dia 31. A campanha tem como carro-chefe a vacina Sabin (contra paralisia infantil), destinada a crianças de até 5 anos, mas outros imunobiológicos são disponibilizados como a antitetânica e contra febre amarela.
Com as vacinas também as equipes extra muro oferecem consultas de enfermagem, coleta de sangue para teste do pezinho, exame dermatológico para detecção de hanseníase e verificação de pressão arterial.
Na área urbana a multivacinação terá como dia “D” o próximo sábado (25 de agosto), quando as vacinas desta campanha estarão disponibilizadas em mais de 70 pontos da cidade. Esta é a segunda campanha do ano e espera-se vacinar mais
BEBÊS SAUDÁVEIS
Durante os nove anos de existência do Teste do Pezinho realizado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) somente quatro crianças apresentaram resultado positivo para hipotireodismo, o que, em razão de quase 5 mil exames/ano, pode-se considerar que as crianças marabaenses estão nascendo saudáveis para o hipotireodismo e fenilcetenúria. Hoje, em média, são realizados 370 exames/mês, o que representa um total de 2.588 análises somente nos primeiros sete meses de 2007.
Na área urbana de Marabá existem 15 postos fixos de coleta de sangue para o Teste do Pezinho e, na zona rural, a coleta é realizada através de uma unidade móvel da Divisão Extra Muro. A retirada de sangue do bebê deve ocorrer a partir das 48 horas do nascimento até o primeiro mês de vida. Em casos excepcionais este prazo para ser alongado, mas o ideal é que seja o mais precoce possível.
A análise clínica do Teste do Pezinho é feita no Lapad (Laboratório de Pesquisa e Apoio em Diagnóstico), de propriedade da Universidade do Estado do Pará (UEPA) e o resultado demora em média 35 dias a partir da remessa do material, o que é mais um motivo para rapidez da coleta do sangue, visto que o tratamento das possíveis doenças para as quais se destina deve começar imediatamente.
O teste do pezinho integra a Agenda da Gestante distribuída pela SMS, sob recomendação do Ministério da Saúde, que determina sejam as grávidas orientadas a fazer o exame nos recém-nascidos nos primeiros 30 dias de vida. A meta pactuada para 2007 é o nascimento de 5.108 crianças em Marabá, com 100% delas fazendo teste.
MECANIZAÇÃO DA ÁREA RURAL
A secretaria municipal de Agricultura está trabalhando no projeto para mecanização das áreas produtivas da zona rural, com o objetivo de adubar e melhorar a terra em diversos Projetos de Assentamento (PA) do município de Marabá.
O PA Geladinho já recebeu o serviço de mecanização, agora a equipe da Seagri parte para os PA’s Piquiá/Canaã. O serviço é realizado pela prefeitura de Marabá através de três patrulhas mecanizadas com os equipamentos necessários para a realização do trabalho (com grade, arado e tanque para pulverização).
O secretário de Agricultura Rubens Borges explica que os serviços de mecanização devem beneficiar cerca de 300 produtores da área rural de Marabá. A terra está sendo preparada e quando as chuvas começarem, terá início o plantio de milho, arroz, feijão e mandioca. Além de fruticultura em algumas áreas.
20 ANOS DE INTERIORIZAÇÃO DA UFPA
Nos dias 21 e 22 de agosto, em Marabá, a Universidade Federal do Pará (UFPA) dá início às comemorações voltadas aos 20 anos do processo de interiorização de atividades no Estado. Os eventos que se iniciam em Marabá, trazem inaugurações, programações culturais, audiências públicas e coletivas com os jornalistas locais.
Até o fim do ano, os campi da UFPA nos municípios de Altamira, Santarém, Breves, Castanhal, Bragança, Abaetetuba, Castanhal e Soure também realizarão eventos que incluem inaugurações de prédios e salas, reuniões, programações culturais, audiências públicas e coletivas com os jornalistas locais.
Uma comitiva formada pelo reitor Alex Fiúza de Mello, pró-reitores da instituição e representantes do Ministério da Educação (MEC) participa da abertura da agenda no campus de Marabá.
A programação traz inaugurações de obras de infra-estrutura (prédios, salas, biblioteca, cantina, auditório, entre outros) e encontros entre os dirigentes da Universidade e a comunidade acadêmica local, representada por professores, técnicos e estudantes da região. A importância e o alcance das atividades realizadas pela UFPA no município também devem ser discutidas em audiência pública, marcada para a manhã da quarta-feira, 22 de agosto.
Entre as novidades previstas para o campus de Marabá nos próximos anos, está o curso de mestrado em Aproveitamento de Recursos Materiais e Novos Materiais que deve ser implantado até o ano de 2009.
CAMPUS DE MARABÁ
O campus de Marabá possui 3,3 mil alunos, distribuídos entre os cursos ofertados na cidade de Marabá e Núcleos de Integração presente em Canaã dos Carajás, Jacundá, Parauapebas, Rondon do Pará e Xinguara.
Na região, são 11 cursos no período regular (Agronomia, Ciências Sociais, Direito, Engenharia de Materiais, Engenharia de Minas e Meio Ambiente, Geologia, Letras, Matemática, Pedagogia, Química e Sistema de Informação), quatro cursos desenvolvidos na modalidade à distância (Administração, Licenciaturas em Química e Biologia e Matemática) e cinco realizados nos núcleos de integração, em período intervalar (Ciências Naturais, Matemática, Letras, Pedagogia e Ciências Sociais).
Em 20 anos, 1,6 mil alunos se graduaram no Campus de Marabá. Só no primeiro semestre deste ano, foram 120, que representam mão-de-obra qualificada para a indústria local, composta por grandes empresas fabris com projetos minerais e agroindústrias.
PARCERIAS AJUDAM NO CRESCIMENTO DA UFPA
A jornalista Brenda Taketa, da Assessoria de Imprensa da UFPA, explica que entre as principais parcerias firmadas pelo Campus de Marabá estão a Prefeitura de Marabá, de cidades circunvizinhas e a Companhia Vale do Rio Doce. Em dez anos o número de professores do quadro efetivo do Campus de Marabá triplicou, sendo caracterizado por 25 doutores, 50 mestres, quatro especialistas e dois graduados.
Sudeste Paraense - Localizada no Sudeste Paraense, a microrregião de Marabá possui quase 20 mil km², o que equivale a um Estado como Sergipe. Composta por municípios como Brejo Grande do Araguaia, Marabá, Palestina do Pará, São Domingos do Araguaia e São João do Araguaia, esta região abriga cerca de 260 mil habitantes.Entre os anos 2003 e 2004, o Sudeste Paraense apresentou a maior taxa de crescimento no que se refere ao Produto Interno Bruto (PIB) das seis mesorregiões existentes no Pará (Sudeste, Metropolitana de Belém, Sudoeste, Nordeste, Marajó e Baixo Amazonas), passando a responder por 32% do PIB do Estado. A vocação industrial (projetos minerais, agroindústrias e construção) e agropecuária dos municípios da região são as grandes responsáveis por este crescimento econômico.
MEIO AMBIENTE E QUALIDADE DE VIDA
Com o objetivo de promover o debate, a interação das escolas e estimular os alunos nas questões ambientais, o II Encontro de Com Vidas (Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida) foi realizado, na última sexta-feira (17), de 8 às 12 horas, no Cine Marrocos, Marabá Pioneira.
Segundo o estudante do 9º ano da Escola Municipal Irmã Teodora, Bruno Mensala (15), não existe ser humano na terra que viva sem o meio ambiente, "porque o meio ambiente é a nossa casa, ao redor de onde moramos e através dele que nós sobrevivemos".
Ele também ressalta que desde quando chegou da II Conferência de Meio Ambiente, realizada em Brasília (DF), foi implanto o projeto na escola e se formou com o grupo Coletivo Jovem de Meio Ambiente, com a participação de oito integrantes. Além do mais, o trabalho do grupo consiste em dar palestras de conscientização para outros estudantes e o projeto de arborização dentro da escola e na avenida em frente a mesma. Assim vai proporcionar uma qualidade de vida melhor para as pessoas que moram na região.
O coordenador do departamento do 6o e 9o ano, Nilton Cardoso Rios, explica que a Secretaria Municipal de Educação está dando continuidade no processo desenvolvido desde 2000, com a formação do PCN Meio Ambiente e da II Conferência Infanto Juvenil pelo Meio Ambiente em 2005. "Este encontro estamos fazendo em Marabá, para que seja implantado nas escolas, porque a nossa região passa por uma transformação e tem impactos ambientais fortes. Nós precisamos mobilizar as escolas e a comunidade para a discussão da temática ambiental".
PREFEITURA DE MARABÁ
Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.
CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140
http://informativomaraba.blogspot.com
www.maraba.pa.gov.br - ascom@maraba.pa.gov..br
Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel
Jornalistas

Nenhum comentário: