28 agosto 2007

Boletim Informativo 1165

DIVISA INCINERA ½ TONELADA DE CARNE
Resultado de apreensões realizadas no último final de semana, a Divisão de Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde, incinera na tarde de hoje (2), no Aterro Sanitário, cerca de meia tonelada de carne de carne bovina. O produto encontrava-se exposto de forma irregular ou sem o Selo de Inspeção Municipal (SIM), o que caracteriza origem clandestina.
Segundo o coordenador da Divisa, Daniel Soares, cerca de 90% dos 140 açougues de Marabá já vendem carne com o SIM, ou seja, com origem legal, mas ainda existem aqueles que insistem em vender produtos de origem duvidosa.
Para que o Matadouro Frigonorte melhore o atendimento aos açougues de Marabá será adotado, em cerca de três meses, o transporte da carne em carro frigorífico. Por enquanto, a entrega é realizada em carro fechado (baú) sem refrigeração.
MP EXIGE SELO DE QUALIDADE
Uma reunião na manhã de ontem (1º) serviu para que os promotores tomassem pé acerca da inspeção da carne bovina em Marabá, bem como sobre as condições dos açougues, que agora estão obrigados a se adequarem às normas da Anvisa – Agência Nacional de Vigilância Sanitária.
Desde fevereiro desde ano, a maioria dos açougues de Marabá concluiu as adaptações para a venda de carne. No entanto, devido a uma disputa judicial entre três matadouros e a Prefeitura, os quais ganharam liminar para continuar oferecendo carne à população sem inspeção sanitária, ou seja, ofereciam produto de qualidade duvidosa.
ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA
Neste período, por força de um Termo de Ajuste de Conduta (TAC), assinado entre a Prefeitura de Marabá, Ministério Público, Procon, Conselho Regional de Farmácia e Associação Comercial e Industrial de Marabá, a Divisa tem envidado esforços na fiscalização de farmácias e drogarias quanto ao cumprimento do plantão do farmacêutico.
A presença diária do farmacêutico foi constata em 80% das farmácias e drogarias, sendo que Daniel Soares acredita que até o final do mês o problema esteja superado nos demais estabelecimentos. Aqueles que ainda não têm o farmacêutico são advertidos e, a partir da terceira notificação, serão multados.

PREFEITURA E CVRD ASSINAM CONVÊNIOS
A partir das 19 horas de hoje (2), no auditório “Eduardo Bezerra” (Secretaria de Saúde), o prefeito Tião Miranda e representes da CVRD – Companhia Vale do Rio Doce – assinam convênios que têm como finalidade garantir investimentos nas áreas de Educação, Saúde e Infra-estrutura em Marabá. A cerimônia é aberta às lideranças comunitárias e população em geral que queiram prestigiar o ato formal, bem como obter maiores informações sobre o seu conteúdo.
Um dos contratos prevê a construção de quatro unidades escolares, reforma em seis escolas, construção de um ginásio e três quadras esportivas e mais a reforma de um ginásio esportivo, beneficiando no total 16 escolas, nas zonas rural e urbana; outro acordo refere-se à ligação por via pavimentada da Marabá Pioneira à Nova Marabá, através da Estrada das Mangueiras – obra já iniciada pela prefeitura; e um terceiro contrato trata de reforma em 21 postos de saúde, incluindo o Centro de Controle de Zoonoses. O total geral das obras ultrapassa a casa dos R$ 9,65 milhões.
TEMPO E TEMPERATURA
A Climatempo não prevê chuva para os próximos cinco dias em Marabá. A temperatura segue nas alturas: mínimas de 23ºC e máximas de 37ºC.

PREFEITURA DE MARABÁ
Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.
CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140
http://informativomaraba.blogspot.com
www.maraba.pa.gov.br - ascom@maraba.pa.gov..br
Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel
Jornalistas

Nenhum comentário: