28 agosto 2007

Boletim Informativo 1175

MANIPULAÇÃO DE ALIMENTOS
A Divisão de Vigilância Sanitária (Divisa) da Secretaria de Saúde, numa parceria com a Secretaria de Educação (Semed), através do Departamento de Alimentação Escolar (DAE), promove na próxima quinta-feira, 23, um treinamento sobre manipulação de alimentos às merendeiras das escolas de Marabá situadas na região do Pólo Parauapebas.
São 25 escolas situadas a aproximadamente 200 quilômetros da sede Marabá, cujo acesso se dá através do município de Parauapebas. O curso, além das noções de manipulação de alimentos, consiste também de relações humanas no trabalho, nutrição, noções de higiene pessoal, prevenção de acidentes e armazenagem de alimentos.
Depois do treinamento as merendeiras receberão uniforme padronizado da Semed e equipamentos utilizados na prevenção de acidentes. Segundo Walter Silva, diretor do DAE, embora sejam essas escolas distantes da sede municipal, a merenda escolar é pontualmente fornecida da mesma forma que nos estabelecimentos da cidade.
Ainda de acordo com Walter, esse é o 4º encontro de merendeiras do ano. O mesmo treinamento foi oferecido aos três núcleos centrais de Marabá e a seguir será levado aos bairros São Félix e Morada Nova, devendo chegar ainda a outras comunidades da zona rural até o final do ano.
CONFERÊNCIA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL
Nos dias 29 e 30 deste mês acontece em Marabá a Conferência Municipal da Assistência Social, no auditório “Eduardo Bezerra”, a qual terá como objetivo analisar os 10 anos de implantação desse serviço no município, assim como os dois anos de efetiva aplicação do Sistema Único da Assistência Social, que regulamentou programas especiais, a exemplo do Sentinela e CRAS (Centro de Referência de Assistência de Social), e de ações básicas.
A abertura do evento acontece às 19 horas do dia 29 e prossegue por toda a quinta-feira (30), quando ao final serão votadas e as propostas com vista à implantação de melhorias no serviço social de Marabá, a cargo da Seasp – Secretaria de Assistência Social da Prefeitura.
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
Até a próxima sexta-feira (24) a Seasp deverá elaborar uma série de projetos a ser encaminhados ao Ministério da Assistência Social, com vista à obtenção de recursos.
Como o Governo do Estado não aditou convênios para esta área, a Seasp vem trabalhando somente com recursos próprios e da União, estando enfrentando dificuldade em projetos importantes como o Crescer Cidadão, Espaço de Acolhimento Provisório, Conviver e para atendimento das pessoas carentes que batem à sua porta no plantão social.
Um projeto exclusivo será voltado ao combate do abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, que além de Marabá poderão pleitear junto ao Ministério da Justiça, os municípios de Belém, Ananindeua e Altamira, tidos como os mais contumazes nessa prática em todo o Pará.
PROJETO PARA 3ª IDADE
Incentivado pelos médicos Márcia e Marcelo Victer, ela especialista em gerontologia e ele em cardiologia, a Seasp está elaborando projeto para concorrer a R$ 100 mil anuais do Banco Real para o Projeto Conviver. Trata-se de um concurso em nível nacional, voltado ao atendimento da pessoa idosa.
Com experiência nas áreas de geriatria e gerontologia no Rio Janeiro, doutora Márcia ofereceu-se, voluntariamente, a trabalhar um dia da semana prestando serviço aos 485 idosos da Seasp. Marcelo também está disposto a ajudar, porém ainda não definiu seu período de atendimento.
Ainda acerca do projeto para a 3ª idade, foram os médicos que trouxeram toda a papelada e estão colaborando e orientando na elaboração do documento que deverá enfrentar forte concorrência de municípios de todo o Brasil.
CIDADANIA NO CRAS
Considerado um sucesso a Ação de Cidadania oferecida no domingo (19) pelo Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) à comunidade de sua abrangência (Folhas 6, 12, 13 e adjacências). O evento contou com apoio de órgãos como o Saci, PM, Cartório de Registro, Defensoria Pública, Polícia Civil, Juizado da Infância e Juventude dentre outros.
A ação rendeu 130 carteiras de identidade; 60 atendimentos clínicos para adultos e 36 pediátricos; 35 consultas de enfermagem para menores de zero a 12 anos; mais de 50 cortes de cabelo; 35 certificados de nascimento para menores de 12 anos e 60 atendimentos de separação conjugal, retificação de documentos e 1ª via de certidão de nascimento para maiores de 12 anos.
Segundo Nadjalúcia Lima, assessora técnica da Seasp, os pedidos para o Juizado da Infância e Juventude foram tantos que o juiz responsável concluiu os atendimentos somente na segunda-feira (20), no Fórum.
ESCOLA ATIVA
Cerca de 30 professores da zona rural de Marabá, pólo Parauapebas, fazem curso de formação do Projeto Escola Ativa, no período de 20 a 22 de agosto, com duração de 8h/dia. O curso é ministrado pelas professoras da Semed, Aurenice Queiroz (coordenadora do Escola Ativa em Marabá) e Lúcia Batista.
Segundo a coordenadora do Departamento de Ensino da Zona Rural/Semed, Eliete Costa, o objetivo é fornecer informações sobre o ensino em salas multisseriadas, seguindo a proposta metodológica do Escola Ativa. A expansão do programa é feita de forma gradativa. Em Marabá, 70 escolas já estão trabalhando o “Escola Ativa”. “O pólo Parauapebas é o mais distante, razão pela qual a proposta metodológica desse projeto só foi apresentada agora no segundo semestre”.
Este projeto foi implantado pelo Governo Federal em 2000 e encampado pela prefeitura de Marabá em 2003. O objetivo é oferecer ensino de qualidade para alunos que estudam em classes multisseriadas.
EDUCAÇÃO NO CAMPO
O I Seminário Municipal de Educação do Campo realiza-se em Marabá, nos dias 27 e 28 de agosto, no auditório da Secretaria Municipal de Saúde, sob coordenação da Semed e Fórum Regional de Educação do Campo (incluindo UFPA e Movimentos Sociais de base).
O seminário sob o tema “Educação do Campo: reflexões, desafios e perspectivas”, terá entre os palestrantes, o representante do Fórum Paraense de Educação do Campo/UFPA, Salomão Haje.
A coordenadora do Departamento de Ensino da Zona Rural/Semed, Eliete Costa, explica que o seminário é aberto a todos. Na ocasião, haverá o lançamento de uma proposta diferente para a educação do campo, para discussão com os movimentos sociais presentes ao evento.



MELHORIA NAS ESTRADAS
A secretaria municipal de Agricultura (Seagri) está fazendo um levantamento das estradas da zona rural do município de Marabá, para verificar os trechos críticos. O secretário de Agricultura Rubens Borges explica que após a verificação será encaminhado um relatório solicitado pelo prefeito Tião Miranda, para que seja iniciada a recuperação nas estradas rurais.
A melhoria nas estradas vai beneficiar produtores da área rural de Marabá, que terão melhores condições de escoar sua produção. Assim torna-se mais rápido trafegar nas vicinais e vender produtos frescos.
ANÁLISE DO SOLO
O secretário de Agricultura Rubens Borges informa que o Laboratório de Análise de Solo do município de Marabá aguarda um tecnofotômetro (aparelho de análise de solo e foliar) que será encaminhado pela Secretaria de Estado de Agricultura. Rubens disse que o Estado já fez o processo licitatório para a aquisição do aparelho, que deverá ser instalado em Marabá em breve.
PREFEITURA DE MARABÁ
Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.
CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140
http://informativomaraba.blogspot.com
www.maraba.pa.gov.br - ascom@maraba.pa.gov..br
Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel
Jornalistas

Nenhum comentário: