28 agosto 2007

Boletim Informativo 1166

ÓRGÃOS PÚBLICOS AVALIAM REDUÇÃO DE INALANTES
Devido a aplicação das normas da Anvisa – Agência Nacional de Vigilância Sanitária – em Marabá para controle da venda de produtos inalantes, a Secretaria de Assistência Social da Prefeitura (Seasp), em reunião ocorrida na manhã de hoje, 03, com os órgãos de defesa dos direitos da criança e do adolescente, propôs uma avaliação do consumo de produtos inalantes por menores nas ruas e praças de cidade.
Segundo o titular da Seasp, Ronaldo Batista Chaves, o uso de inalantes vem sendo acompanhado por aquela secretaria, inclusive com ajuda às famílias, porém os jovens usuários desse tipo de droga, quando são chamados a mudar suas atitudes, vão para municípios vizinhos e, quando retornam a Marabá, geralmente trazem outros usuários.
O comércio varejista deveria cumprir desde junho/2006 a resolução (RDC nº 345/2005) da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) sobre o controle da venda de produtos como cola de sapateiro, thinner e adesivos que contenham que afetam o sistema nervoso central, porém foi concedido prazo para o setor se ajustar à regulamentação. O que já está devidamente legalizado para cerca de 10 estabelecimentos comerciais em Marabá.
Com as novas regras, fica proibida a venda destes produtos para menores de 18 anos. Todo estabelecimento comercial, que trabalha com esses produtos, terá de providenciar para cada uma das embalagens, um número de controle individual, que permita relacioná-lo à nota fiscal de compra. Tal medida visa o controle da quantidade disponível em estoque.
Além disso, a resolução determina a identificação do comprador. No ato da venda, será preenchida uma ficha, elaborada pela Anvisa, onde constam o número do documento de identidade, assinatura do comprador e dados como data da venda, o nome do estabelecimento, o número de controle e o produto que foi vendido.
A nova legislação também regulamentou o rótulo e demais impressos desses produtos, os quais deverão trazer advertências sobre riscos à saúde. Os fabricantes deveriam ter feito essas alterações até dezembro passado. Outra exigência é que as empresas desenvolvam pesquisas para adicionar substâncias de odor repugnante aos produtos, respeitando a especificidade e a diversidade de uso, para impedir sua inalação abusiva. Isso deve acontecer até o final de 2007.
INSCRIÇÕES PARA MOSTRA FOLCLÓRICA
As escolas interessadas em participar da X Mostra Folclórica das Escolas Municipais podem inscrever-se até 14 de agosto. O evento previsto para acontecer dia 24 deste mês no Centro de Formação “Cine Marrocos”, terá como tema A Influência da Tecnologia na Cultura Popular.
A Mostra Folclórica é composta de múltiplas atividades a partir desse tema central, incluindo dança regional ou nacional, pesquisas, painéis, culinária, entre outros sub-temas. As inscrições devem ser feitas no Departamento de Educação Física da Semed, na Folha 32, Centro Administrativo da Prefeitura, no horário comercial (8h às 12h e 14h às 18h).
SEMANA DA PÁTRIA
Com objetivo de iniciar os preparativos à Semana da Pátria, acontece na segunda-feira, 06, uma reunião entre os colaboradores da Semed, ocasião em que serão discutidos o tema e toda a programação a ser cumprida no período de 1º a 7 de setembro.
O encontro está previsto para iniciar às 15, nas dependências da própria Semed.
PREFEITURA E CVRD ASSINAM CONVÊNIOS
A Prefeitura de Marabá e a Companhia Vale do Rio Doce (CVRD), através de sua subsidiária Salobo Metais S/A, assinaram convênios na noite de ontem (2), no auditório “Eduardo Bezerra” (Secretaria de Saúde), com a finalidade de garantir investimentos nas áreas de Educação, Saúde e Infra-estrutura em Marabá.
Um dos contratos prevê a construção de quatro unidades escolares, reforma em seis escolas, construção de um ginásio e três quadras esportivas e mais a reforma de um ginásio esportivo, beneficiando no total 16 escolas, nas zonas rural e urbana; outro acordo refere-se à ligação por via pavimentada da Marabá Pioneira à Nova Marabá, através da Estrada das Mangueiras – obra já iniciada pela prefeitura; e um terceiro contrato trata de reforma em 21 postos de saúde, incluindo o Centro de Controle de Zoonoses. O total geral das obras ultrapassa a casa dos R$ 9,65 milhões.
TEMPO E TEMPERATURA
A Climatempo não prevê chuva para os próximos cinco dias em Marabá. A temperatura segue nas alturas: mínimas de 23ºC e máximas de 37ºC.

PREFEITURA DE MARABÁ
Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.
CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140
http://informativomaraba.blogspot.com
www.maraba.pa.gov.br - ascom@maraba.pa.gov..br
Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel
Jornalistas

Nenhum comentário: