28 agosto 2007

Boletim Informativo 1171

PROJETO DE PERCUSSÃO
O Instituto de Artes do Pará (IAP), em parceria com a Prefeitura de Marabá, através da Secretaria Municipal de Cultura (Secdetur), realiza em Marabá uma oficina de percussão e criatividade. A primeira etapa acontece no período de 27 de agosto a 1º de setembro, no Ginásio Poliesportivo (Nova Marabá). As inscrições podem ser feitas na própria Secdetur, na Folha 16, até o dia 23 deste mês.
Os objetivos traçados para o projeto são: despertar a sensibilização auditiva com foco nas sonoridades; preparar os participantes para percepção do silêncio a sua volta e perceber que tudo se movimenta musicalmente por meio da natureza com suas cores, sons e sensações.
Segundo o secretário municipal de Cultura, Wilson Teixeira, o ministrante das oficinas é o experiente professor Waldiney Machado Bastos, que vai trabalhar com músicos profissionais, amadores e ainda estudantes de música.
Na primeira etapa vai acontecer uma oficina de confecções de instrumento de percussão, que visa alcançar a compreensão do uso e manuseio de materiais reaproveitáveis da natureza para a criação de instrumentos de percussão, atividade que poderá ter continuidade, dependendo do interesse dos participantes.
Ainda na etapa de confecção de instrumentos serão repassadas técnicas relativas ao uso de ferramentas, preparação de algumas madeiras e técnicas de nós para construção de tambores.
Na segunda etapa, de acordo com Teixeira, será realizada uma oficina de ritmos percurssivos regionais, a qual pretende desenvolver e aprimorar o conhecimento técnico e rítmico de gêneros musicais da nossa região. Essa fase será realizada no período de 3 a 8 de setembro, também no ginásio da Folha 16. “Esperamos montar em Marabá uma equipe que possa produzir instrumentos a partir de materiais reaproveitáveis”, destaca o secretário de Cultura.
DIA DOS PAIS NO SÃO VICENTE DE PAULA
As comemorações alusivas ao Dia dos Pais, promovidas pela Secretaria de Assistência Social da Prefeitura (Seasp), prosseguem hoje (10) no Lar são Vicente de Paula. Uma equipe composta de técnicos daquela secretaria e parte dos idosos que compõem o Projeto Conviver deslocam-se até aquele abrigo para prestar solidariedade aos pais ali internados.
A maioria das pessoas abrigadas pelo Lar são Vicente são muito idosos e geralmente acometidos das doenças inerentes à terceira idade, não têm condições de se locomover para até a Seasp para participar das atividades oferecidas ao público idoso.
As atividades do Conviver, depois da reforma de um local que está em andamento, serão ampliadas para a Vila Brejo do Meio, onde os técnicos da Seasp darão plantão de 15 em 15 dias e, posteriormente, uma vez por semana. Esse atendimento devia ter ocorrido desde o segundo semestre do ano passado, mas não foi possível em razão da falta de local adequado.
DIA DO ENFERMEIRO (A)
Hoje, 10 de julho, é Dia do Enfermeiro, ou melhor, da enfermeira, visto que a data homenageia uma revolucionária dessa árdua profissão, a inglesa Florence Nightingale (1820-1910). Pioneira da enfermagem como a conhecemos hoje, Nightingale notabilizou-se ao mostrar a importância de medidas de conforto e cuidados aos pacientes, tomando como lema que "o paciente deve ser colocado na melhor condição possível, para que a natureza aja sobre ele".
Considerando que trabalhou na Turquia, durante a Guerra da Criméia (1853-1855), onde 70% dos pacientes submetidos a cirurgia morriam de infecção pós-operatória, seu trabalho e de suas ajudantes no auxílio e conforto de uma legião de moribundos era de fundamental importância. A penicilina, uma das mais fantásticas descoberta no combate às infecções, só ocorreria 73 anos depois (1928).
Neste momento da história da Medicina já tinha sido descoberta a anestesia (era utilizado o clorofórmio), mas não se conheciam os micróbios como causadores de infecção nem existiam antibióticos.
A assistência dos médicos àqueles pacientes se limitava quase exclusivamente ao ato cirúrgico, que podia ser a retirada do projétil ou a amputação do membro acometido.
A frase do doutor John Hall, general médico do corpo expedicionário britânico, dá idéia do paradigma de cuidado à saúde de então: "O uso do escalpelo (instrumento cirúrgico) - é um estimulante poderoso; é muito preferível ouvir um homem gritar a plenos pulmões, a vê-lo descer, calado, à cova".
O desenvolvimento do conceito de buscar o bem-estar do paciente, mais do que exclusivamente tratar uma doença, ajudou a modificar o atendimento dos pacientes de então.
Inconcebível nos padrões de hoje, aquele atendimento prestado aos doentes foi substancialmente melhorado graças a Florence e suas sucessoras.
O conceito de equipe de saúde, da qual hoje em dia fazem parte vários profissionais como nutricionistas, auxiliares, fisioterapeutas, enfermeiras e médicos foi iniciado entre as paredes de um hospital improvisado, sujo e superlotado em Escutari na Criméia, há mais de 150 anos.
DIA DO MAÇOM
Esta Assessoria de Comunicação recebeu convite da Câmara Municipal de Marabá para participar de Sessão Solene em comemoração ao Dia Maçom, a transcorrer no dia 20 de agosto.
A sessão está prevista para as 19h do dia 20, no plenário “Demosthenes Azevedo”, sede do Poder Legislativo, na Marabá Pioneira.
TEMPO E TEMPERATURA
Segundo o canaldotempo.com, os próximos 10 dias em Marabá terão predominância de sol. A temperatura hoje (10), mínima de 22ºC e máxima de 36ºC. A umidade relativa do ar está um pouco baixa para o padrão regional, na casa dos 48%, quando normalmente está acima dos 70%.

PREFEITURA DE MARABÁ
Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.
CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140
http://informativomaraba.blogspot.com
www.maraba.pa.gov.br - ascom@maraba.pa.gov..br
Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel
Jornalistas

Nenhum comentário: