28 agosto 2007

Boletim Informativo 1180

AMANHÃ É DIA DE COMBATE AO FUMO
Embora os fumantes já não agüentem advertências sobre os riscos de Fumar, que podem causar câncer no pulmão, boca e infarto e incomodar os não fumantes, o combate ao fumo não dá trégua. E se as autoridades quiserem falar seriamente sobre esse hábito secular, terão que repetir todas essas informações, por um motivo simples: o Ministério da Saúde garante que elas são verdadeiras.
Amanhã, 29 de agosto, é “Dia Nacional de Combate ao Fumo”, quando em todo o Brasil haverá manifestações contra o uso do tabaco, fator de risco para diversas doenças. Em Marabá a Secretaria Municipal de Saúde, através da Unidade Saúde da Família “João Batista Bezerra”, promove palestras na própria unidade e nas escolas adjacentes a sua área de competência, ou seja, os bairros Santa Rosa e Santa Rita. E ainda, em parceria com a Divisão de Educação em Saúde, acontece panfletagem na área comercial da Marabá Pioneira.
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), de cada dez casos de câncer de pulmão, nove são em conseqüência do fumo, assim como 85% das mortes por enfisema pulmonar. Não é à toa que o Ministério da Saúde tem criado tantas medidas para desestimular o consumo de cigarro, principalmente nos últimos 15 anos.
O fumo gera sobrecarga no Sistema Único de Saúde com tratamento de doenças ligadas a ele, causa mortes precoces de cidadãos em idade produtiva, aumenta as faltas ao trabalho, reduz a qualidade de vida de fumantes e de sua família. Uma pesquisa do Banco Mundial apontou que esses e outros fatores geram uma perda de 200 bilhões de dólares por ano em todo o mundo.
SAMU CIDADÃO
Além de um projeto geral em parceria com o DMTU (Departamento Municipal de Trânsito e Transporte Urbano), destinado à redução de acidentes de trânsito, uma das principais causas do atendimento de traumatologia no Hospital Municipal de Marabá, o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) está desenvolvendo o “Samu Cidadão”, dividido em três projetos: O “Samu Criança”, destinado a crianças da rede pública de ensino; o “Samu Jovem”, para jovens estudantes da área de saúde e voluntários de atividades sócio-educativas; e o “Samu Comunidade”, orientado à sociedade organizada.
O Samu Criança, a ser deslanchado em parceria com Semed (Secretaria Municipal de Educação) deverá ser posto em prática ainda no mês de setembro. Além dos alunos, ele tem ainda a participação de diretores, professores e pais. Poderá ser de caráter temporário, por exemplo, para reduzir trotes, um grande desperdício ao atendimento de quem realmente precisa dos serviços do Samu, porque mais de 70% das chamadas são trotes; ou pode ainda ser um projeto de caráter permanente, através da educação continuada de cursos de primeiros socorros básicos e medidas preventivas.
Por sua vez, no Samu Jovem, serão desenvolvidas atividades sócio-educativas voltadas, por exemplo, a prevenção de acidentes, primeiros socorros e atendimento pré-hospitalar.
Considerado como o projeto mais difícil entre os três, o Samu Comunidade envolve a sociedade organizada como centros comunitários, associações e sindicatos de classes e deverá desenvolver ações relacionadas à cultura da prevenção e noções de pronto-socorrismo, através de cursos e palestras.
O primeiro projeto depende do retorno do pessoal que vai participar de eventos em São Paulo, de amanhã (29) a 1º de setembro. E Falta ainda acertar detalhes com a Semed, inclusive quanto aos horários de liberação de turmas. Os dois últimos segmentos também estão previstos para iniciar antes do final deste ano.
DEMTU GANHA SINALIZAÇÃO PARA MARABÁ
No bojo das negociações entre DMTU e Detran para retorno do controle da fiscalização do trânsito para Marabá, em função daquele órgão estadual não dispor de pessoal para esta finalidade no interior, Antônio Araújo, diretor do DMTU, também conseguiu a tão sonhada sinalização vertical e horizontal, inclusive com câmeras, para o município.
Segundo Araújo, nos próximos dias chegarão a Marabá engenheiros de trânsito do Detran para elaborar os primeiros estudos com vista a sinalização do trânsito, que de acordo com o que ele ouviu de Lívio Assis, diretor do Detran, deve custar em torno de R$ 3 milhões, tendo por base serviço semelhante efetuado em Santarém, pelo total de R$ 6 milhões.
Indagado a respeito de estacionamento em locais proibidos, como calçadas e distância mínima de esquinas muito comum em Marabá, Araújo acredita que 80% de todas as infrações serão minimizadas a partir da sinalização, embora em alguns locais haja condições de reprimir esses abusos.
A respeito da data de passagem da fiscalização para o domínio do DMTU, Araújo acredita que isso aconteça até o final do ano. “Está na dependência de um estudo do convênio antigo, cujo novo teor deverá estar de conformidade com as áreas jurídicas de ambas as partes”.
CENSO ESCOLAR
Prorrogado o prazo para o envio do Censo Escolar 2007 até 6 de setembro de 2007. O censo deveria ser encaminhado ao Mec até dia 31 de agosto, mas em virtude de problemas para acesso ao site do Instituto Nacional de Estudos Pesquisas Educacionais (INEP), o MEC prorrogou o prazo.
De acordo com Maurício Oliveira, coordenador do Departamento de Planejamento e Elaboração de Projetos (DEPEP/Semed), até 6 de setembro, o município de Marabá deverá enviar material de 146 escolas da zona rural e 85 da zona urbana, além dos anexos em associações de bairros onde funcionam núcleos de educação infantil.
A Semed contratou 17 técnicos para ajudar no envio dos dados ao INEP. O apoio é dado a todas as escolas da zona rural e às escolas da zona urbana que não têm computadores nem acesso a internet. A equipe do DEPEP verifica se os dados estão corretos, se há alguma dúvida, se há algum dado que impeça a geração do cadastro do aluno e orienta os diretores das escolas.
Maurício explica que o envio do Censo garante merenda, transporte, bolsa-família, pagamento de professores, entre outros benefícios. “O Censo Escolar é importante para promoção da melhoria da qualidade na educação, possibilita melhoria do sistema educacional, suas qualidades e deficiências”.
A secretária de Educação Kátia Américo Garcia explica que o Censo Escolar coleta dados sobre a educação básica nacional. Estas informações servem de base para as políticas públicas e distribuição de recursos públicos (merenda e transporte escolar, distribuição de livros e uniformes, implantação de bibliotecas, instalação de energia elétrica, Dinheiro Direto na Escola e FUNDEB, entre outros).
Os dados do Censo Escolar também são usados por outros ministérios, como Saúde e Esportes, por organismos internacionais, como a Unesco e o Unicef, por pesquisadores e estudantes de todo o Brasil e do mundo. O endereço do site para envio do censo é www.educacenso.inep.gov.br.
CONCESSÃO DE USO NO BAIRRO BELA VISTA
A Superintendência de Desenvolvimento Urbano (SDU) fez a legalização de mais de dois mil títulos de concessão do direito de uso de terrenos, para moradores do bairro Bela Vista. O bairro fica às proximidades do bairro União, sentido Aeroporto.
O coordenador João Guimarães/SDU, explica que com os títulos de concessão de uso, os moradores podem adquirir financiamentos em bancos, comprovar residência empréstimos diversos. “A legalização vai facilitar bastante a vida dos cidadãos”.
TRANSFERÊNCIA DE IMÓVEL
Para facilitar a transferência de imóveis, os interessados devem se dirigir a SDU, altos do Centro de Arrecadação Municipal (Folha 32, próximo ao Centro Administrativo), levando o último Alvará de Venda, IPTU atualizado e quitado, cópia da matrícula do imóvel no cartório, se este for registrado em cartório.
TORNEIO DO SERVIDOR
Hoje, 28, pela manhã, o secretário de Cultura, Desporto e Turismo Wilson Teixeira reúne-se com representantes das secretarias municipais, na sede da Secdetur (Ginásio da Folha 16), para tratar da realização do Torneio do Servidor.
O Torneio do Servidor é realizado todos os anos entre os times de futebol formados por secretarias municipais, nos meses de setembro e outubro. O encerramento está previsto para o dia 28 de outubro com uma confraternização no Dia do Servidor Público, divulgação dos times vencedores e distribuição de prêmios diversos.

PREFEITURA DE MARABÁ
Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.
CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140
http://informativomaraba.blogspot.com
www.maraba.pa.gov.br - ascom@maraba.pa.gov.br
Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel
Jornalistas

Nenhum comentário: