28 agosto 2007

Boletim Informativo 1170

SMS INICIA NOVA MULTIVACINAÇÃO
A partir de hoje duas equipes da Divisão Extra Muro da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) começam nova campanha de multivacinação na zona rural. A nova etapa ministra todas as vacinas do quadro infantil e algumas para adultos, a exemplo da antiamarílica e antitetânica.
Com previsão de término em 31 de agosto, as equipes de saúde também oferecem outros serviços, como teste do pezinho, consulta de enfermagem, aferição de pressão arterial e teste rápido de glicemia.
Hoje (9) uma das equipes está na comunidade de Escada Alta, enquanto a outra trabalha na região da vila Sapecado e Sombra da Mata.
TESTE DO PEZINHO
O teste é obrigatório a todas as crianças recém-nascidas, a partir das 48 horas de vida até 30 dias do nascimento. E tem como finalidade a descoberta precoce e tratamento imediato de possíveis efeitos da Fenilcetonúria e Hipotireoidismo congênito. Somente através do exame é possível saber se um bebê será ou não acometido por uma dessas doenças, que só apresenta os sinais entre o sexto e oitavo mês de vida.
A Fenilcetonúria se caracteriza pela falta de uma enzima em maiores ou menores proporções, impedindo que o organismo metabolize e elimine o aminoácido fenilalanina. Este, em excesso no sangue é tóxico, atacando principalmente o cérebro, causando deficiência mental.
O Hipotireoidismo congênito é também causado pela falta de uma enzima, impossibilitando que o organismo forme o T4, hormônio tireoidiano responsável pelo crescimento e desenvolvimento de todo o organismo inclusive do cérebro, sendo a deficiência mental uma de suas manifestações mais importantes.
ESPAÇO PROVISÓRIO
Esta semana será entregue ao secretário de Assistência Social o projeto do Espaço de Acolhimento Provisório, cuja construção da sede própria deve iniciar nos próximos 30 dias. O prédio vai abrigar as 33 crianças e adolescentes vítimas de maus-tratos e abono que se encontram sob responsabilidade da Seasp – Secretaria de Assistência Social da Prefeitura, em imóvel alugado.
A casa alugada não é adequada aos propósitos da Seasp, devendo o novo espaço oferecer área de recreação, refeitório, divisão das acomodações por faixas etárias, banheiros masculino e feminino, dentre outros detalhes que não são possíveis de contemplar no momento.
DEFENSORIA PÚBLICA
Uma parceria celebrada entre a Defensoria Pública do Estado e Seasp, através de um Termo de Cooperação Técnica, vai abrigar o plantão de uma defensora pública nas dependências daquela secretaria para orientar todos os casos inerentes a infância e juventude. Para este fim, teve início esta semana a construção de salas para abrigar o novo serviço.
Enquanto o espaço especial é erguido, em terreno anexo à Seasp, a defensora da infância e juventude dará plantão numa sala da própria secretaria. Dentre os assuntos de competência da defensora está a orientação sobre adoção, visto que o Espaço de Acolhimento Provisório tem desde crianças recém-nascidas até aos 17 anos a esperar de um lar.
Outros serviços dignos da defensoria da infância e juventude são os casos de maus-tratos, negligência e abusos contra menores, que chegam todos os dias à Seasp e carecem de orientação técnica, de acordo com a lei.
RAIVA ANIMAL
A vacinação contra a raiva animal, embora esteja concluída e não tenha surgido novos casos da doença, o Centro de Controle de Zoonozes (CCZ) prossegue com a imunização de rotina no posto permanente em suas dependências.
Uma nova vacinação em massa e de casa em casa está prevista para acontecer a partir do mês de outubro. Segundo o gerente do CCZ, veterinário Walder Melo, nas regiões onde não há circulação do vírus rábico a primeira vacina de um cão pode ser feita até o quarto mês de vida, mas numa região endêmica como Marabá, gatos e cachorros devem ser vacinados contra raiva no primeiro mês de existência.
É importante observar que, mesmo os órgãos de saúde pública fazendo a imunização duas vezes por ano, Marabá e região não estão livres da raiva, porque existem fatores que contribuem para a circulação viral da doença, principal através de animais silvestres como os morcegos hematófagos.
FESTA DO IDOSO
Os idosos do Projeto Conviver, mantidos pela Seasp, comemoram hoje o Dia dos Pais. Uma big festa com direito a lanche, bingo e sorteio de brindes acontece na manhã desta quinta-feira nas dependências daquela secretaria. A comemoração dos pais prossegue amanhã (10) no Lar São Vicente de Paula.
As atividades do Conviver, depois da reforma de um local que está em andamento, serão ampliadas para a Vila Brejo do Meio, onde os técnicos da Seasp darão plantão de 15 em 15 dias e posteriormente uma vez por semana. Esse atendimento devia ter ocorrido desde o segundo semestre do ano passado, mas não foi possível em razão da falta de local adequado.
TEMPO E TEMPERATURA
Segundo a Climatempo, nos próximos cinco dias Marabá terá dias ensolarados com algumas nuvens. Não chove. A temperatura hoje (9), mínima de 23ºC e máxima de 38ºC.

PREFEITURA DE MARABÁ
Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.
CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140
http://informativomaraba.blogspot.com
www.maraba.pa.gov.br - ascom@maraba.pa.gov..br
Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel
Jornalistas

Nenhum comentário: