28 agosto 2007

Boletim Informativo 1163

RESÍDUOS SÓLIDOS DA SAÚDE
A Secretaria de Viação e Obras Públicas (Sevop) põe em funcionamento esta semana um carro furgão para trabalhar na coleta de resíduos sólidos da saúde em Marabá.
Para o novo veículo entrar em ação, a Sevop está preparando equipe especial para este fim, visto que o manuseio desse material requer proteção especial. A guarnição deve receber treinamento adequado e ser submetida a exame médicos pré-admissionais e periódicos, de acordo com a Portaria 3.214/78 do Ministério do Trabalho.
Além disso, o responsável pela coleta externa dos resíduos de serviços de saúde é obrigado a proporcionar aos seus funcionários as seguintes condições: higienização e manutenção dos veículos; lavagem e desinfecção dos EPI (equipamentos de proteção individual); e higienização corporal.
ASSISTÊNCIA SOCIAL DO ESTADO
No ano passado o município de Marabá foi beneficiado com a instalação de um CRAS (Centro de Referência em Assistência Social), que dispõe da atuação limitada às comunidades circunvizinhas ao CAIC. No entanto, a demanda por serviço social em Marabá, advinda de outros municípios, é muito grande, o que implicaria no apoio do Estado.
Neste sentido, com um projeto em baixo do braço, o secretário de Assistência Social Ronaldo Batista Chaves esteve recentemente em Brasília para pedir a instalação de um CREAS – Centro de Referência Especializado de Assistência Social – que deve funcionar com apoio das três esferas, União, Estado e município.
O CREAS integra o Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Constitui-se numa unidade pública estatal, pólo de referência, coordenador e articulador da proteção social especial de média complexidade. É responsável pela oferta de orientação e apoio especializados e continuados a indivíduos e famílias com direitos violados, direcionando o foco das ações para a família, na perspectiva de potencializar e fortalecer sua função protetiva.
PASSE LIVRE
Na sua estada em Brasília, Ronaldo Chaves passou no Ministério dos Transportes na busca de orientação a concessão passe livre nos transportes intermunicipais e interestaduais para idosos e portadores de necessidades especiais, cuja legislação em Marabá não vem sendo cumprida. O titular da Secretaria de Assistência Social da Prefeitura (Seasp) trouxe praticamente todo o material referente a esta questão e deverá iniciar a orientação na próxima semana.
Ronaldo acredita que, a partir de agora, as empresas não vão ter como negar esse direito, porque a Seasp dispõe de toda documentação inerente ao passe-livre. Para requerer o passe livre o idoso precisa somente comprovar a idade e limite de rendimentos, se houver, enquanto o portador de deficiência física carece de avaliação médica.
O passe livre às pessoas idosas no sistema intermunicipal de transporte de passageiros será concedido aos maiores de 65 anos, com renda igual ou inferior a dois salários mínimos. O direito consta no Estatuto do Idoso, mas as empresas recorreram e criaram um imbróglio judicial, fazendo com que esse direito não seja respeitado em todos os estados da federação.
AVALIAÇÃO TURÍSTICA DO VERANEIO
O resultado da Pesquisa de Demanda Turística feita em parceria da Companhia Paraense de Turismo (Paratur) e o Departamento de Turismo (Detur) de Marabá, realizada no período de 20 a 24 de julho, está previsto para o final de agosto. O trabalho visa identificar o perfil dos turistas na alta estação e também apontar as possíveis deficiências no turismo receptivo de Marabá.
Realizado por 10 alunos do curso de graduação em Turismo do convênio Colégio Êxito e Unopar (Universidade Norte do Paraná), o questionário foi aplicado no Aeroporto de Marabá.
Convidada a fazer uma avaliação do veraneio/2007, Isis Mourão, coordenadora do Detur, disse que ainda é cedo para uma análise mais detalhada, visto que a pesquisa de demanda turística vai apontar, de maneira inquestionável, onde o município poderá melhorar o atendimento ao turista.
VOLTA ÀS AULAS
As aulas para os mais de 54 mil alunos de rede municipal de ensino começam impreterivelmente nesta quarta-feira, 1º de agosto. Segundo a Secretaria Municipal de Educação (Semed), estão matriculadas na rede pública do município 40.617 pessoas na área urbana e 13.560 na zona rural.
Ainda de acordo com a Semed, no setor urbano estão matriculadas 3.440 crianças no ensino infantil; no ensino fundamental, 32.534 alunos; e no ensino de jovens e adultos (EJA), 5.643. Enquanto no setor rural, são 590 crianças no ensino infantil; 12.681 no fundamental; e 289 estudam no EJA. Devendo, assim, o 2º semestre começar com o total de 54.177 alunos.
As reformas em execução, bem aquelas previstas, resultado de convênio com a Companhia Vale do Rio Doce, não impedirão o prosseguimento das aulas. Conforme a Semed, de um total de 185 escolas, 10 delas devem passar por reforma ainda este ano.
Nesta segunda etapa as aulas vão até 21 de dezembro, para cumprir o calendário letivo, conforme determina a Lei de Diretrizes e Bases da Educação.
PREFEITURA E CVRD ASSINAM CONVÊNIOS
O prefeito Tião Miranda está convidando lideranças comunitárias a presenciaram a assinatura de convênios entre a Prefeitura de Marabá e a Companhia Vale do Rio Doce (CVRD) nesta quinta-feira (02), visando a garantia de investimentos nas áreas de Educação, Saúde e Infra-estrutura de Marabá. A cerimônia acontece as 19 horas, no Auditório Eduardo Bezerra, da Secretaria Municipal de Saúde.
Os acordos prevêem benefício para 16 escolas, incluindo reformas e a construção de um novo estabelecimento na Vila Pau Seco, na região de Murumuru; ligação da pavimentação da Marabá Pioneira à Nova Marabá, através da Estrada das Mangueiras – obra já iniciada pela prefeitura; e reforma em 21 postos de saúde, incluindo o Centro de Controle de Zoonoses. O total geral das obras ultrapassa a casa dos R$ 9,65 milhões.
TEMPO E TEMPERATURA
A Climatempo não prevê chuva para os próximos cinco dias em Marabá. A temperatura segue nas alturas: mínimas de 23ºC e máximas de 37ºC.

PREFEITURA DE MARABÁ
Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.
CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140
http://informativomaraba.blogspot.com
www.maraba.pa.gov.br - ascom@maraba.pa.gov..br
Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel
Jornalistas

Nenhum comentário: