28 agosto 2007

Boletim Informativo 1162

DMTU DEVE CONFIRMAR AUMENTO DE ACIDENTES
Está previsto para quarta-feira, 1º de agosto, o relatório do Departamento de Trânsito e Transporte Urbano (DMTU) referente ao 1º semestre de 2007. Pelos dados, que ainda estão sendo checados, o aumento de acidentes de trânsito em Marabá deverá ser confirmado, talvez um pouco além do registrado pelo Samu – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – devido o período de abrangência.
Até o ano passado uma das principais causas de acidentes era a displicência, a falta de atenção do motorista; as retas sempre foram mais comuns aos acidentes do que as curvas, porque é nelas que se impõe maior velocidade. O trecho urbano da Rodovia Transamazônica é onde se concentra a maior parte dos sinistros automobilísticos em Marabá. Certo é, também, que o aumento anual de veículos contribui para o crescimento da violência no trânsito.
RAIVA: NENHUMA MORTE
Apesar dos 49 registros de raiva animal, não houve morte de seres humanos em Marabá. A maioria dos animais contaminados morreram naturalmente em conseqüência da doença, durante o período de observação no CCZ – Centro de Controle de Zoonoses. Depois da última vacinação em massa de cães e gatos, não se deu novas contaminações.
Quanto à possibilidade de contaminação de humanos, tido como um milagre ninguém ter contraído raiva, a situação foi resolvida de maneira bem prática. A cada cachorro doente que surgia, o CCZ comunicava a Vigilância Epidemiológica e esta, por sua vez, orientava os donos do animal para tratamento, se necessário.
Algumas vezes os próprios servidores do CCZ se incumbiam de informar os donos de animais que tinham resultado positivo de raiva, para que a família tomasse os devidos cuidados. Como se vê, não foi um milagre. A não contaminação de pessoas resultou de um trabalho sério, porque, para a Organização Mundial de Saúde, a morte de uma pessoa por raiva significa a falência da saúde pública do município.
SAÚDE ENCERRA VERANEIO
O último final de semana do veraneio ocorreu sem atropelos para a equipe da Divisão Extra Muro, que deu por encerrada mais uma temporada na Praia do Tucunaré.
Na avaliação da coordenadora Maria de Jesus, este foi um dos veraneios mais tranqüilos, sem afogamentos com vítimas fatais, tendo o serviço da equipe ficado restrito a curativos e suturas de cortes de cacos de vidro.
Os números do atendimento da saúde no veraneio constarão de um relatório previsto para quarta-feira, 1º de agosto, o qual deverá registrar que a noite do Maraluar foi a mais violenta de todo o período de férias.
PÚBLICO LOTA CINE MARROCOS
As duas noites de lançamento do CD “Canto a Canto”, de autoria de Néviton Ferreira e Dauro Remor, foram bem prestigiadas pelo público marabaense que lotou o auditório do Centro de Formação “Cine Marrocos”. O evento que contou com apoio da Prefeitura de Marabá, através da Semed, aconteceu na sexta e sábado (27 e 28), e foi cobrado a título de ingresso um quilo de alimento não perecível.
Com um repertório bem eclético, sob a batuta do maestro Tinoco, autor dos arranjos musicais, Néviton, Dauro e também Marcelo Mohri cantaram por cerca de duas horas para uma animada platéia que os aplaudiu com entusiasmo.
Os gêneros alimentícios arrecadados serão repassados à Creche da Fundação do Amparo ao Menor, localizada no bairro Amapá.
PREFEITURA E CVRD ASSINAM CONVÊNIOS
Na próxima quinta-feira (02) o prefeito Tião Miranda e representantes da Companhia Vale do Rio Doce (CVRD) assinarão convênios visando a garantia de investimentos nas áreas de Educação, Saúde e Infra-estrutura de Marabá. O evento está prevista para as 19 horas, no Auditório Eduardo Bezerra, da Secretaria Municipal de Saúde.
Os convênios prevêem benefício para 16 escolas, incluindo reformas e a construção de um novo estabelecimento na Vila Pau Seco, na região de Murumuru; ligação da pavimentação da Marabá Pioneira à Nova Marabá; e reforma em 21 postos de saúde, incluindo o Centro de Controle de Zoonoses. O total geral das obras ultrapassa a casa dos R$ 9,65 milhões.
TEMPO E TEMPERATURA
Segundo o canaldotempo.com, de hoje (30) até 08 de agosto Marabá terá dias com predominância de sol. A temperatura oscila entre a mínima de 22ºC e máxima de 35ºC. A umidade relativa do ar se mantém alta, por volta dos 84%.
Conforme a Climatempo, hoje Marabá terá um dos dias mais quentes, chegando a máxima a 38ºC. E não há previsão de chuva nos próximos cindo dias.


PREFEITURA DE MARABÁ
Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.
CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140
http://informativomaraba.blogspot.com
www.maraba.pa.gov.br - ascom@maraba.pa.gov..br
Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel
Jornalistas

Nenhum comentário: